Cachoeira“São as águas de março fechando o verão”. Já trazia Tom Jobim em sua música a importância da água, que além de findar o verão, e trazer “promessas aos corações”, tem suma relevância, em especial nos dias atuais, onde deve haver extrema conscientização, visando acabar com seu uso irracional.

Em 22 de dezembro de 1992, a Assembléia Geral da ONU declarou que no dia 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria celebrado o Dia Mundial da Água. Tal decisão baseou-se nas recomendações contidas no capítulo 18 da Agenda 21 no qual se define que o objetivo geral é assegurar que se mantenha uma oferta adequada de água de boa qualidade para toda a população do planeta, ao mesmo tempo em que se preservem as funções hidrológicas, biológicas e químicas dos ecossistemas.

Com a instituição do Dia Mundial da Água, os países foram convidados a se dedicar à data, a aderir às recomendações da ONU relativas aos recursos hídricos e a concretizar atividades apropriadas ao contexto de cada país.

Assim, neste data, que é destinada à discussão sobre os vários temas realcionados à este importante bem natural, há várias comemorações com todos focados em um só intuito, o de promover a conscientização pública através de publicações e difusão de documentários e a organização de conferências, mesas redondas, seminários e exposições relacionadas à conservação e desenvolvimento dos recursos hídricos e/ou a implementação das recomendações propostas pela Agenda 21.

No Brasil a adesão partiu do Congresso Nacional. A Lei nº 10.670, de 14 de maio de 2003, instituiu o Dia Nacional da Água, que também passou a ser comemorado no dia 22 de março de cada ano, simultaneamente à data mundial.

Cachoeira

Fórum Mundial da Água

Além das comemorações do Dia Mundial da Água, aconteceu em Istambul, na Turquia, de 16 a 22 de março, o Fórum Mundial da Água, que reuniu representantes de mais de 150 países em torno de um tema comum: “Superando Divisores de Água”  O tema foi proposto para que a água seja tratada como um assunto independente dos limites geográficos, culturais e socioeconômicos. O Fórum em questão, que aconteceu durante sete dias, pretendeu examinar a crescente escassez de água potável no planeta e concentrou uma participação recorde de políticos, especialistas, empresários e ativistas.

O Fórum, que acontece a cada três anos, analisou também o risco de conflito por enfrentamentos entre países por rios e lagos e a melhor maneira de proporcionar água limpa a milhões de pessoas. A previsão é de que a população mundial, atualmente superior a 6,5 bilhões de pessoas, aumente a nove bilhões até meados do século, o que aumentará consideravelmente a demanda de recursos hídricos. Além da dimensão política, a conferência também teve a participação de empresas que atuam na bilionária indústria da água.

A importância da água

De toda a água disponível no Planeta, 98% é água salgada, imprópria para consumo. Dos 2% que restam, parte está presa em geleiras, parte está congelada sobre o solo, parte está no subsolo, outra parte no ar e parte em rios, lagos e pântanos. Aliás, esses 2% restantes não estão completamente disponóveis, uma vez que parte deles estão contaminados.

Vale lembrar que água é fonte de vida. Todos nós dependemos dela para viver, não importa quem somos, onde vivemos e o que fazemos. O problema é que, por maior que seja a importância da água, as pessoas continuam poluindo os rios e suas nascentes, esquecendo o quanto ela é essencial para nossas vidas.
A água é um recurso natural fundamental, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário. De acordo com estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total, 98%  de água subterrânea. Isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima perto da quantidade total de água existente na Terra.

Os recursos hídricos têm profunda importância no desenvolvimento de diversas atividades econômicas. Em relação à produção agrícola, a água pode representar até 90% da composição física das plantas. A falta d’água em períodos de crescimento dos vegetais pode destruir lavouras e até ecossistemas devidamente implantados. Na indústria, para se obter diversos produtos, as quantidades de água necessárias são muitas vezes superiores ao volume produzido.

Fonte: Revista Ecoturismo

Foto: Iran Dantas

<!– /* Font Definitions */ @font-face {font-family:”Cambria Math”; panose-1:0 0 0 0 0 0 0 0 0 0; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:””; margin:0cm; margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:”Times New Roman”,”serif”; mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-size:10.0pt; mso-ansi-font-size:10.0pt; mso-bidi-font-size:10.0pt;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} –>