Nelson Abreu, presidente da CNTur, firmando acordo com a Revista EcoturismoNo encerramento da 22ª edição do Congresso Internacional de Gastronomia – Hospitalidade e Turismo (Cihat) e primeiro Fórum CNTur das Unidades Civis e Sindicais do Turismo Brasileiro, ocorrido no último dia 25, foi nomeado e empossado para o cargo de Diretor de Turismo Sustentável da CNTur o jornalista e mestrando em Direito Ambiental, Hércules Góes, titular e fundador do Jornal e Revista Ecoturismo, publicação com 18 anos de existência, a pioneira no Brasil.


A CNTur (Confederação Nacional do Turismo) ganhou força recentemente com a Carta Sindical aprovada pelo Ministério do Trabalho em janeiro de 2009 e deve representar toda a base econômica do turismo no Brasil e Hércules Góes dará sua experiência na sustentabilidade para aumentar com os seus pares na diretoria, a influência no meio ambiente e no turismo do país. Com a experiência do presidente Nelson Abreu Pinto no turismo e demais federações, o crescimento do turismo no Brasil será inevitável nos próximos anos.

VAdis Luis da Silva e Hércules Góes, da Revista EcoturismoA Revista Ecoturismo, celebrando seus 18 anos de existência, comemora dando espaço para a promoção desta verdadeira entidade representativa do turismo brasileiro, como representante das categorias econômicas do turismo, disseminando o turismo e ecoturismo em todo o país, usando a logomarca da CNTur em suas ações e aumentando o respaldo na base sindical de todas as categorias do turismo sob o prisma patronal, amparados pelo guarda-chuva da CNTur. Um grande avanço nas comemorações dos 18 anos para promover e alcançar significativa parcela do trade turístico brasileiro.

CNTur participa de reunião do CDES

A convite do Ministro da Coordenação Política do Governo Federal, José Múcio, a CNTur – Confederação Nacional do Turismo – teve sua primeira participação oficial no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, no dia 5 de março de 2009. Foi o primeiro ato oficial da CNTur, após ser reconhecida no último dia 28 de janeiro, como entidade sindical de terceiro grau de representação do turismo brasileiro. O ato contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e todo seu Ministério das áreas econômica e social, no salão de convenções do Hotel Brasília Alvorada, durante o Seminário Internacional sobre Desenvolvimento, promovido pelo CDES.

Na ocasião o Presidente da CNTur, Nelson de Abreu Pinto entregou ao Diretor de Gestão do CDES, Ronaldo Küfner, o programa “Turismo para Todos no Brasil”, pelo qual a Confederação esboça um plano modelo para o desenvolvimento econômico e social do setor turístico brasileiro, de forma consistente e sustentável. Esse programa busca incentivar a aceleração do turismo interno no país, através de ações públicas que desonerem a gestão da atividade, tornando as viagens internas mais baratas e acessíveis aos brasileiros de baixa renda.

O que é a CNTur?

Entidade de 3º grau fundada em setembro de 1998. Como entidade civil, a CNTur teve, desde sua origem, a adesão de três federações devidamente legalizadas com registro sindical: FENACTUR – Federação Nacional do Turismo, FHORESP – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo e FHORESC – Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Santa Catarina.
A CNTur conta hoje, formalmente com a base de apoio de 2 Federações de nível nacional que asseguram a presença nos 27 estados da federação e 3 regionais, que representam um universo de 2 milhões de empresas do setor turístico nacional, absorvendo mais de 10 milhões de empregados.

Conclusões da 22ª edição do Congresso Internacional de Gastronomia – Hospitalidade e Turismo

Turismo para todos no Brasil
Apoiar as ações da CNTur – Confederação Nacional do Turismo – em seu programa Turismo para Todos no Brasil.

Turismo com Sustentabilidade
Desenvolver e apoiar ações em parceria com o Instituto SOS Mata Atlântica e a Frente Parlamentar do Meio Ambiente do Congresso Nacional.

Turismo Social
Implantar e desenvolver ações que integrem o idoso, a família, o portador de necessidades especiais e a parcela da população de menor poder aquisitivo, de forma a propiciar que essas pessoas também possam usufruir dos serviços de turismo com qualidade e dignidade.

Turismo com Empregabilidade
Estabelecer junto aos empresários do setor de turismo um Pacto Contra as Demissões.

Turismo e Direitos Individuais
Desenvolver ações no sentido de conscientizar as autoridades públicas para os riscos da edição de normas administrativas e legais que restrinjam direitos e garantias individuais do consumidor/cidadão e engessem o desenvolvimento do setor de turismo e a livre iniciativa.

Turismo com Qualidade
Fomentar a produção e a distribuição de produtos, serviços, infra-estrutura e equipamentos turísticos que respeitem o consumidor, assim como desenvolver ações no sentido de qualificar e requalificar empresários e trabalhadores.

Turismo Sexual
Criar e apoiar ações de erradicação do turismo sexual.

Fonte:  Revista Ecoturismo

Foto: Revista Ecoturismo