O Programa Benchmarking em Turismo, que prevê a busca da excelência nos serviços turísticos brasileiros através de viagens técnicas a outros destinos, realizará durante o 38º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – Abav 2010 uma série de encontros para difundir as boas práticas observadas ao longo deste ano.

Composto por dois projetos, um de âmbito internacional (Excelência em Turismo) e outro de abrangência nacional (Vivências Brasil), o programa levou empresários brasileiros para nove destinos, dentre eles a República Tcheca, Itália, Olinda e Recife, Pantanal e Gramado, abrangendo, desta forma, diversos segmentos do turismo.

Todos os encontros, abertos ao público, serão realizados no mezanino 2, do pavilhão 3, durante os dias 20, 21 e 22 de outubro.

Veja abaixo a programação completa:

20 de Outubro (Quarta-feira)

Tema – São Paulo: Turismo de Negócios e Eventos

Horário: 16h

Consultor: Luciana de Oliveira.

Objetivo: Mostrar por que São Paulo é o principal destino de Negócios e Eventos no Brasil. Serão apresentadas algumas das estratégias de promoção e captação de eventos e as alternativas implantadas para ampliar a taxa de permanência dos turistas de negócios em São Paulo, que consolidaram o destino como a capital dos negócios e entretenimento da América Latina. Serão apresentadas ainda as tendências de sustentabilidade, formação de parcerias e acessibilidade que estão se tornando os principais diferenciais competitivos das empresas do segmento.

Tema – Peru: Turismo de Selva e de Base Comunitária
Horário: 17h

Consultor: Gustavo Timo

Objetivo: Explicar algumas das estratégias adotadas pelo destino Amazônia Peruana como investigação científica aliada ao turismo, comunidade como ator ativo no turismo, turismo como ferramenta de conservação de área protegida e empreendedorismo social (ONG’s associadas com iniciativa privada).

Tema – Gramado/Canela: Eventos como Solução Criativa contra a Sazonalidade
Horário: 18h

Consultor: Luciana de Oliveira

Objetivo: Apresentar as estratégias utilizadas por evento como Natal Luz, Festa da Colônia, Festival Internacional de Teatro de Bonecos e Chocofest para combater a sazonalidade e ainda soluções criativas utilizadas pelas empresas da região que, também fazendo uso da tematização, criaram um diferencial competitivo, impulsionando e consolidando seus negócios.

21 de Outubro (Quinta-feira)

Tema – Brotas/Socorro – Turismo de Aventura

Horário: 16h

Consultor: Jean Claude Razel

Objetivo: Apresentar esses dois destinos de referência em Turismo de Aventura localizados no interior paulista. Ambos se destacam pela utilização eficaz do potencial natural e do vigor do associativismo na iniciativa privada de forma integrada com o poder público. Conheça as boas práticas de empreendimentos certificados em gestão da segurança, acessíveis para público de portadores de deficiência e o modelo de negócios de Parque de Aventura. Veja também o que o segmento oferece de mais avançado em termos de gestão, comercialização e governança.

Tema – Olinda/Recife: Turismo Cultural

Horário: 17h

Consultor: Anete Ferreira

Objetivo: Apresentar as boas práticas adotadas por Recife e Olinda, destinos que vivenciaram uma crise devido à perda de competitividade, mas que encontraram no turismo cultural a oportunidade para o reposicionamento no mercado. Conheça a importância do papel da iniciativa privada em empreendimentos culturais de excelência, orientados para a promoção da diversidade e da vivência do patrimônio cultural pernambucano. Uma experiência de gestão verdadeiramente compartilhada entre o poder público e a iniciativa privada, em que a cooperação prevalece como a principal diretriz do setor de turismo.

Tema – Itália:Turismo de Bem-estar e Termalismo

Horário: 18h

Consultor: Karla Buzzi

Objetivo: Explicitar as peculiaridades da região Toscana em relação ao desenvolvimento do turismo termal, bem como as experiências que podemos aprender, adaptar e implementar junto à realidade brasileira.

22 de Outubro (Sexta-feira)
Tema – Pantanal: Ecoturismo

Horário: 16h

Consultor: Maria Antonietta Pivatto

Objetivo: Apresentar as melhores práticas da viagem técnica ao Pantanal, um dos principais destinos brasileiros para observação devida selvagem. Será abordado também o município de Miranda que, através da iniciativa privada e apoio do poder público, conseguiu transformar a estrutura decadente do turismo tradicional de pesca em uma referência para o ecoturismo.Os exemplos de gestão diversificada – de alto padrão internacional ao atendimento do público regional –, a cooperação entre os parceiros e o apoio institucional para divulgação em feiras nacionais e internacionais são as ferramentas de sucesso que consolidam o turismo em uma das mais belas regiões do Brasil.

Tema – República Tcheca: Operação Turística em Países Emergentes
Horário: 17h

Consultor: Karla Buzzi

Objetivo: Explicitar como a República Tcheca soube aproveitar as oportunidades decorrentes do seu contexto histórico e político para conquistar o seu posicionamento atual no cenário turístico internacional. Conheça as melhores práticas da República Tcheca em operação receptiva.

Tema – Búzios: Turismo de Sol e Praia

Horário: 18h

Consultor: Nelísia Medeiros

Objetivo: Apresentar Armação de Búzios e região, destino referência no segmento de turismo de sol e praia. Um segmento que luta para vencer desafios relacionados à sazonalidade, mão de obra qualificada e gestão de atividades na praia. As cidades da região sofreram grande demanda com o turismo de sol e praia e souberam controlar e determinar a qualidade e o perfil do turista que visita o destino. Estratégias de marketing inteligentes associadas a equipamentos charmosos e sustentáveis marcam um destino de muito estilo, glamour e badalação.