Os astronautas Steve Bowen e Al Drew realizarão nesta segnunda-feira a primeira das duas caminhadas previstas na missão STS-133 do Discovery, na qual devem fazer trabalhos de manutenção e instalar uma nova câmara. Bowen e Drew são os dois especialistas de missão selecionados para realizar as duas saídas extraveiculares previstas nesta missão. No total passarão 13 horas fora da Estação Espacial Internacional (ISS).
A Nasa informou que a operação desta segunda deve durar seis horas e meia, durante as quais terão que transferir um módulo com uma peça de bombeamento a uma plataforma de armazenamento externa. Além disso, terão que instalar uma câmara na cunha de boreste do segmento 1 da estrutura da estação espacial e recuperar um curioso experimento chamado “Mensagem em uma garrafa” da Agência de Prospecção Espacial Japonesa.
Os astronautas abrirão e recolherão uma mostra do “espaço” em um cilindro metálico que foi assinado por outros astronautas que viajaram ao espaço e que trarão outra vez à Terra a modo de lembrança para pôr à disposição do público.
O objetivo do programa é criar um ponto de conexão único entre o espaço e a Terra, assim como a humanidade presente e futura.
fonte: Terra