‘Inside Job’ vence ‘Lixo Extraordinário’ e mostra que o ressentimento americano em relação à crise ainda não passou

Wall StreetFilme revela como as relações entre governantes, agentes reguladores e banqueiros causaram a crise (Comstock)

O documentário ‘Inside Job’ (Trabalho Interno), uma análise sobre as causas da crise econômica mundial, levou na noite de domingo o Oscar de melhor documentário longa-metragem de 2010. Narrado pelo ator Matt Damon, o filme venceu a produção anglo-brasileira ‘Lixo Extraordinário’, sobre o lixão carioca de Jardim Gramacho.

Com direção do novato Charles Ferguson, documentário tece uma dura crítica aos executivos e banqueiros de Wall Street (e também às autoridades reguladoras) por terem permitido que a crise acontecesse.

Com base em pesquisas, entrevistas com autoridades, jornalistas, economistas e banqueiros, o filme evidencia a disputa de interesses e o tráfico de influ~encias que fez com que os alicerces da crise fossem construídos silenciosamente ao longo da década de 2000.

Ao receber a estatueta na noite de domingo, Ferguson aproveitou a oportunidade para reiterar sua indignação em relação à negligência das autoridades no que se refere aos culpados da crise. “Perdoem-me, mas eu preciso começar (esse discurso) dizendo que, três anos após a horrível crise financeira causada por uma grande fraude, ainda nenhum executivo foi para a cadeia, e isso está errado”, afirmou o diretor, antes de ser ovacionado pela plateia.

O documentário já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

fonte: VEJA