MAURÍCIO KANNO
DE SÃO PAULO

Março é um importante mês nacional indiano, conta a devota Hare Krishna Syama Govinda Dasi, 33. No dia 17, acontece o Goura Burnima, algo como o Ano Novo local, que segue o calendário lunar.

Índia atrai pela espiritualidade no ioga, Hare Krishna e ashrams
Veja destinos espirituais na Índia por Estados e miniglossário

Na cidade de Mayapur, Estado de Bengala Ocidental, ponta oriental da Índia, as festas são ainda mais fortes, já que é onde teria nascido a divindade Gouranga, associada com a data.

Syama Govinda Dasi, no templo vaishnava Centro Cultural Vrinda, em SP, que organiza excursão para a Índia

Syama Govinda Dasi, no templo vaishnava Centro Cultural Vrinda, em SP, que organiza excursão para a Índia

Syama acaba de ir à Índia, no fim de fevereiro, e terá dois meses de estudos em Vrindavan, cidade sagrada para a tradição que segue.

Em março também ocorre a festa de Holi, que marca o início da primavera. “As pessoas na rua brincam jogando tintas umas nas outras, então fica um lindo visual com todas as cores”, explica Syama.

Novembro, para quando ela organiza uma excursão de interessados brasileiros, é um bom período para viajar à Índia, porque é “kartik”, um mês espiritual lá. Haverá várias festividades e peregrinações, principalmente no início do mês, conta ela. Seria também uma “época propícia para pedidos espirituais”, diz ela.

Neste ano, em 26 de outubro (varia com o ano), ocorrerá o Diwali, o importante festival das luzes hindu, que dura cinco dias.

LIVRO

Mas realmente o maior festival –quando milhões de hindus se aglomeram– é o de Khumbha Mela, que acontece a cada 12 anos, variando pelas cidades de Prayag (Allahabad), Ujjain, Haridwar e Nasik, com variações em menor escala a cada três anos.

Garota retratada em livro de Arthur Veríssimo Karma Pop

Garota retratada em livro de Arthur Veríssimo "Karma Pop"

O jornalista Arthur Veríssimo, 52, é autor do livro de imagens “Karma Pop” (Editora Master Books), lançado em setembro do ano passado. Segundo ele, 40% da publicação aborda esse festival, que ocorre de acordo com a astrologia védica e é ambientado em batalhas mitológicas e em rios da Índia.

Veríssimo, que já foi à Índia 18 vezes, conferiu o festival da última vez ano passado. Em 2013 ocorrerá outra versão (“Purna”, ou completa), em Prayag, de janeiro a fevereiro.

Mas o livro de Veríssimo também abordou outros aspectos, como Festival de Ganesh, em Mumbai; peregrinações em locais sagrados, no Himalaya; e até esportes na Índia.

Fonte: Folha.com