Levantamento indica que a coleta de óleos lubrificantes usados ou contaminados nos 12 meses de 2008 superou a meta fixada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente. A quantidade recolhida corresponde a 37,63% do óleo lubrificante consumido no Brasil, acima, portanto, da meta de 33,4% estabelecida por portaria interministerial do Meio Ambiente e das Minas e Energia. Atualmente, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking mundial de reciclagem de óleo.

Em 2008, foram recolhidos para rerrefino 359.453 m3 de óleos lubrificadores usados em veículos e em equipamentos diversos. O óleo usado ou contaminado é considerado um resíduo tóxico persistente e perigoso para o meio ambiente e para a saúde humana. Para evitar a contaminação química, é recomendada a sua coleta e o envio para recuperação por meio de processo industrial de rerrefino.

O rerrefino, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente, é bom para o meio ambiente e contribui para reduzir os problemas de saúde causados pelos combustíveis fósseis e ainda dá lucro às empresas, pois reduz a necessidade de importação de petróleo leve, usado na produção do óleo lubrificante.

Fonte: terra.com.br