Completando 33 anos de idade em 2011, o ator Thiago Lacerda se despede do papel de Jesus na próxima temporada do espetáculo encenado da cidade-teatro pernambucana

A Sociedade Teatral de Fazenda Nova se prepara para a realização da 44ª temporada da Paixão de Cristo, dentro das monumentais muralhas da Nova Jerusalém. A cidade teatro de 100 mil metros quadrados, obra idealizada e construída pelo gênio criador de Plínio Pacheco, fica no distrito de Fazenda Nova, a 180 km da capital pernambucana, à qual é ligada por modernas rodovias pavimentadas. A temporada que assinalará o quadragésimo quarto ano de atividades consecutivas do maior e mais famoso espetáculo bíblico teatral do Brasil, neste ano de 2011, acontecerá entre os dias 15 e 23 de abril.

Como grande novidade para a temporada de 2011, a produção da Paixão de Cristo colocará em execução um inédito e arrojado projeto cenográfico que vem sendo preparado há mais de um ano, buscando inovar e aprimorar ainda mais o megaespetáculo, ajustando-o às modernas tecnologias. O objetivo é fazer com que cada cena receba tratamento, objetos cenográficos, maquinaria e adereços tornando-as ainda mais realísticas e belas.

O projeto foi desenvolvido pelos cenógrafos Otávio Catanho (Tibi) e Diogo Balbino, e está sendo executado pelos cenotécnicos Paulo Batistela (Neitzch) e Fernandez Soares.

Para maior brilho da temporada, a STFN fará a re-instalação geral de todo o novo e moderno sistema de som de última geração que vem sendo utilizado nas últimas temporadas. Haverá novos efeitos especiais, renovação geral nas 800 peças que compõem os figurinos e adereços do espetáculo, além de grandes melhorias no sistema de iluminação cênica. Para tanto contará com a mobilização das suas várias equipes de criação, envolvendo a direção artística do espetáculo, cenógrafos, figurinistas, costureiras, criadores dos efeitos especiais, iluminadores e técnicos de som.

A expectativa da produção é de que o público que, a cada ano, lota o maior teatro ao ar livre do mundo, neste quadragésimo quarto ano, seja brindado mais uma vez com cenas dignas de uma superprodução cinematográfica. E tudo estará acontecendo ali mesmo, ao vivo, à frente de cada um dos espectadores, verdadeiras testemunhas da história que se desenrola nos famosos palcos da Nova Jerusalém.

Atores

Em 2011, como aconteceu no ano passado, a temporada de espetáculos será aumentada em mais uma récita, sendo iniciada na sexta-feira, dia 15 de abril Esse espetáculo de estréia será, mais uma vez, dedicado especificamente às pessoas idosas e com dificuldade de locomoção. Para isso haverá limitação no número de ingressos postos à venda, a fim de que haja bastante espaço livre para melhor acomodação desse tipo especial de público. Também serão disponibilizadas cadeiras de rodas para aqueles que necessitarem desse tipo de apoio. A STFN analisa ainda a possibilidade de, já neste ano, nesse mesmo espetáculo do dia 15 de abril, realizar, em parceria com o Centro de Estudos Inclusivos – CEI, da UFPE, uma experiência-piloto de áudio-descrição, a fim de permitir a acessibilidade do grande espetáculo da Paixão àquelas pessoas que são portadoras de deficiência visual. É a STFN desenvolvendo ações em benefício dessas queridas pessoas que querem assistir ao mega-espetáculo da Paixão, mesmo enfrentando dificuldades pessoais, com o objetivo de participarem do mais tradicional e emocionante espetáculo da Paixão em todo o Brasil e um dos mais famosos do mundo. A récita de estréia, entretanto, estará aberta também ao público em geral.

Como sempre vem acontecendo, nos últimos anos, o elenco da Paixão, além de reunir o que há de melhor entre atores e atrizes que fazem a cena regional, irá contar com destacados intérpretes de renome nacional nos principais personagens. Assim, o público fiel aos espetáculos da Nova Jerusalém terá oportunidade de ver, de perto, grandes nomes do Teatro, da TV e do Cinema nacionais, vivendo importantes personagens bíblicos do espetáculo: Thiago Lacerda, que está completando 33 anos de idade, viverá o principal personagem da Paixão (Jesus) pela terceira vez no maior teatro ao ar livre do mundo. “Este é um ano muito simbólico, pois completo 33 anos, a idade de Cristo. Por isso queria me despedir desse personagem em Nova Jerusalém. Esta encenação é especial. E  quero encerrar com chave de ouro e virar uma página na minha vida”, afirmou. Com relação a sua atuação a temporada deste ano, ele revelou que o público deverá assistir a um Cristo diferente. “Estou mais maduro e isso se reflete na minha atuação. Apesar de não haver liberdade para o ator criar em cima do personagem, já que o espetáculo é dublado, quero imprimir um tom mais ativo, O público vai encontrar um Jesus com mais autoridade e personalidade”.

A extraordinária intérprete da música brasileira e internacional, cantora e atriz, Fafá de Belém terá a responsabilidade de fazer o papel da Mãe do Salvador, Maria; a atriz Vanessa Loes será Madalena; Pôncio Pilatos será interpretado pelo excelente ator Sidney Sampaio, de várias novelas da Rede Globo; e o rei Herodes, será vivido pelo veterano ator Carlos Reis, co-diretor do espetáculo desde 1997, juntamente com Lúcio Lombardi, e que está na Paixão de Fazenda Nova e da Nova Jerusalém desde 1960, sendo esta a sétima vez em que interpreta o papel do tetrarca da Galiléia.

Nos dois últimos anos o sucesso alcançado pelo tradicional espetáculo fez bater. Consecutivamente, dois recordes de público – em 2009, 72 mil pessoas assistiram a Paixão de Cristo e em 2010, foram 80 mil pessoas vindas de 22 estados da federação e também de 12 países. Nesse ano de  2010 ao comemorarmos os 43 anos da primeira apresentação da Paixão de Cristo na cidade teatro, com uma temporada de público recorde, o mega espetáculo da Nova Jerusalém, atraiu a atenção de órgãos da imprensa de todo o mundo, tendo sido produzidas várias reportagens e também preciosos documentários do evento.

Os textos, vídeos e fotos procuram descrever o espetáculo, mas, como os próprios espectadores reconhecem, só mesmo assistindo in loco é possível se ter a idéia real de toda a sua grandiosidade e emoção.

A cada noite, durante os nove dias de apresentações, o espetáculo comove platéias de mais de oito mil pessoas. Na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, o público acompanha cada passo de Jesus e seus seguidores. Em 2010, a encenação alcançou o marco de já ter sido assistida por mais de três milhões de pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo.

A cidade teatro é um capítulo à parte. Com área correspondente a um terço da área murada da Jerusalém dos tempos de Jesus, construída em meio à paisagem árida do Agreste nordestino, a Nova Jerusalém, há mais de 40 anos, vem entusiasmando a todos que a visitam, os quais se sentem transportados no tempo e no espaço, até a antiga Jerusalém dos tempos da dominação romana, nos anos 30 da era cristã.

A paisagem que envolve a cidade-teatro, muito semelhante à da Judéia, aumenta ainda mais a beleza e a emoção das cenas. A grande história de fé, esperança e emoção é contada por 550 atores e figurantes em nove monumentais palcos–platéias, com cenários grandiosos, como o Palácio de Herodes, o Fórum de Pilatos, o Templo de Jerusalém e o Cenáculo.

Em pouco mais de duas horas, o realismo que brota nas cenas, na fisionomia e nos trajes dos personagens, faz com que todos os que assistem ao espetáculo deixem de ser meros espectadores. Sob o céu estrelado do Agreste, na companhia de um luar de sonho, típico das noites dessa região, o público inevitavelmente se confunde com os figurantes. As pessoas passam a ser coadjuvantes das cenas que se desenrolam nos palcos da famosa cidade-teatro. Cada um se sente como se fosse alguém do povo que um dia seguiu os passos de Jesus em terras da Palestina, há dois mil anos. Tudo isso faz da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém uma oportunidade única de vivenciar a mais emocionante história da humanidade.

Tudo começou em 1951

O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, na verdade, teve sua origem nas encenações do Drama do Calvário, realizadas nas ruas da vila de Fazenda Nova, Pernambuco, no período de 1951 a 1962, graças à iniciativa do patriarca da família Mendonça, o comerciante e líder político local Epaminondas Mendonça. Depois de ter lido em uma revista de variedades como os habitantes da cidade de Oberammergau, na Baviera alemã, encenavam a Paixão de Cristo, Mendonça teve a idéia de realizar um evento semelhante durante a Semana Santa a fim de atrair turistas e, assim, movimentar o comércio do lugar. Os primeiros espetáculos da pequena vila contavam com a participação apenas de familiares e amigos dos Mendonça. Com o passar dos anos, as encenações começaram a atrair atores e técnicos de teatro do Recife e a Paixão começou a ganhar fama e notoriedade em todo o estado. Fazenda Nova, vila do município do Brejo da Madre de Deus, onde aconteceram essas primeiras encenações, fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade teatro de Nova Jerusalém.

A idéia de construir um teatro que fosse como que uma pequena réplica da cidade de Jerusalém para que nela ocorressem as encenações da Paixão foi de Plínio Pacheco que chegou a Fazenda Nova em 1956. Mas o plano só veio a se concretizar em 1968, quando foi realizado o primeiro espetáculo na cidade teatro de Nova Jerusalém. Desde então, já são 44 anos de apresentações ininterruptas dentro das muralhas, atraindo espectadores de todo o Brasil e do mundo. O maior teatro ao ar livre do mundo é uma cidade teatro com 100 mil metros quadrados, o que equivale a um terço da área murada da Jerusalém original, onde Jesus viveu seus últimos dias. É cercada por uma muralha de pedras de quatro metros de altura e com 70 torres de sete metros cada uma. No seu interior, nove palcos-platéias reproduzem cenários naturais, arruados e palácios além do Templo de Jerusalém, constituindo obras monumentais, concebidas por vários arquitetos e cenógrafos nordestinos e pelo gênio do seu fundador Plínio Pacheco.

Paixão de Cristo de Nova Jerusalém em detalhes

· Em 43 anos de temporadas ininterruptas, realizadas na cidade teatro de Nova Jerusalém, mais de três milhões de pessoas já assistiram e aprovaram o mega-espetáculo da Paixão de Cristo;

· 550 atores e figurantes;

·400 profissionais que formam as equipes de som, luz, maquilagem, penteados, contra-regra, guarda-roupa, hospedagem, alimentação, atendimento médico, segurança, administração, produção e coordenação;

·24 mil refeições são servidas a atores, figurantes e equipes técnicas e administrativas durante as temporadas de ensaios e de espetáculos;

·100 mil m² é a área total da cidade-teatro;

· Nove dias de espetáculo;

·860 refletores são utilizados para iluminar os cenários e platéias, num total de, aproximadamente 1,29 milhão de watts de potência;

·Som de última geração com um sistema individualizado em cada um dos nove palcos-platéias da cidade teatro com potência total de 154 mil watts de som;

·800 peças de figurino fazem parte do guarda-roupa principal e roupas reservas;

·13 catracas eletrônicas são colocadas para o acesso do público.

·Na temporada de 2010, quando comemoramos os 43 anos da Paixão de Cristo da Nova Jerusalém o público alcançou o recorde de 80.000 mil pessoas, provenientes de 22 estados brasileiros e de 12 países.

PREÇOS DOS INGRESSOS

Datas

Dias

Preços

15/04

Sexta-feira

R$ 50,00

16/04

Sábado

R$ 80,00

17/04

Domingo

R$ 60,00

18/04

Segunda

R$ 50,00

19/04

Terça

R$ 50,00

20/04

Quarta

R$ 50,00

21/04

Quinta

R$ 60,00

22/04

Sexta

R$ 80,00

23/04

Sábado

R$ 60,00

·Abertura dos portões ao público: 16 h

·Início do espetáculo: 18 h

·Independentemente do dia do espetáculo idosos e estudantes pagam sempre meia-entrada. Há também descontos especiais para agências de viagem.

Maiores informações pelo fone (81) 3732.1129 / Fax (81) 3732.1180 ou no “site”: www.novajerusalem.com.br ou por “e-mail” para: novajerusalem@novajerusalem.com.br.

FOTOS: SOLICITAR PELOS FONES (81) 3031.1562 / 9707-2200 OU POR “E-MAIL”: maurogg@uol.com.br

Informações da Central de Reservas de Ingressos:

(81) 3366.6290 / (81) 3366.6291 – “e-mail”: paixaodecristo@luckviagens.com.br