Entidades do setor – operadoras, agências de receptivo e companhias aéreas – serão convidadas para discutir a viabilidade dos roteiros sugeridos

Brasília, DF – O Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) irão se reunir amanhã, quinta-feira, para elaborar as estratégias de promoção de roteiros integrados das 12 cidades-sede da Copa do Mundo Fifa 2014. O objetivo do encontro é preparar uma proposta de opções turísticas estratégicas que serão trabalhadas no mercado internacional, exclusivamente para a ocasião do evento esportivo.

Serão produzidos circuitos regionais, ligados aos municípios onde acontecerão os jogos. “Queremos aproveitar a presença do turista estrangeiro no país durante a Copa e incentivá-lo a conhecer além das cidades-sede, e com isso, fazer com que ele permaneça mais tempo no Brasil”, explicou o presidente da Embratur, Flávio Dino.

O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marco Antonio Lomanto, falou que, após esta fase inicial, as entidades do setor –operadoras, agências de receptivo e companhias aéreas – serão convidadas para discutir a viabilidade dos roteiros sugeridos.  Para ele, além da estrutura dos destinos, é necessário analisar a mobilidade e acesso a essas localidades.

Ajustes finais – Em um terceiro momento, o Ministério do Turismo e a Embratur irão se encontrar com as secretarias estaduais e municipais de turismo para realizar os ajustes finais e iniciar a promoção dos roteiros integrados. “As campanhas da Embratur para divulgar a Copa 2014 em todo o mundo começam depois dos Jogos 2012, em Londres e deverão somar US$ 20 milhões em investimento”, ponderou Dino.

América do Sul e Estados Unidos serão o alvo principal das ações, pois são os principais países emissores de turistas para o Brasil. “Os voos internacionais no Brasil têm 75% da oferta para Estados Unidos e países sul-americanos. No caso da América do Sul, há a vantagem da proximidade, o que torna ainda mais acessível acompanhar a Copa do Mundo”, finalizou Dino.

fonte: MTur