Durante os meses de junho e julho, o Brasil vai sediar a 46ª edição da Copa América de futebol. A expectativa é que o evento consiga, pelo menos, vender o 1,2 milhão de ingressos disponíveis para brasileiros e estrangeiros. O turismo esportivo é um dos maiores mercados do mundo e, além de impulsionar o comércio local, também é responsável por promover outras categorias do setor, como ecoturismo.

Foram escolhidas cinco cidades para receber os jogos. São elas: Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Com isso, a organização da Copa América tem investido para divulgar todas essas cidades, seja aqui no Brasil ou até pela América do Sul. Em fevereiro deste ano, a Embratur lançou diferentes medidas para contar um pouco melhor a história da competição e dos locais envolvidos.

Os dados divulgados até o final de maio eram de 350 mil ingressos vendidos, e com 99 nacionalidades diferentes garantindo a visita ao país durante o torneio. A estimativa é que esse número aumente com a proximidade da competição, principalmente nos dias anteriores à abertura. A Copa América se inicia no dia 14 de junho, em São Paulo, e o encerramento ocorre apenas no dia 7 de julho, no Rio de Janeiro.

Já existem alguns tipos de ingressos esgotados, como da final e de todos os jogos do Brasil. Essas vendas eram as mais disputadas, já que o país joga em casa e também conta com grande favoritismo. A Seleção aparece como uma das principais favoritas nos sites de aposta online, ou seja, tanto o brasileiro como o estrangeiro já tem uma ideia de qual jogo merece ser comprado antes do início da competição. As vendas para as partidas de Argentina e Uruguai, outras seleções bem cotadas, também são maiores.

Turismo esportivo

Apesar do crescimento no ecoturismo brasileiro, a distância para os eventos esportivos ainda é grande. No entanto, a ideia não é ter uma disputa e sim conseguir pegar carona no crescimento. Na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, quase todos os estados viram o número de estrangeiros aumentar durante o ano. No Amazonas, foram quase 50 mil turistas que decidiram conhecer o local durante o evento.

Fonte: Pixabay

Os números econômicos são ainda maiores. Com um aumento de 10,6% de turistas durante o Mundial, o montante financeiro deixado pelos visitantes foi de quase US$ 2 bilhões. Um valor positivo e que faz o Brasil ganhar público também fora dos estádios e das partidas da competição. A Copa do Mundo foi utilizada pelas cidades para divulgar melhor a natureza e a possibilidade que existe do ecoturismo, que só aumentou neste mesmo período de tempo.

Com o início marcado para junho, agências de turismos devem ficar mais ocupadas e também mais ligadas no número de turistas. O crescimento deste setor, principalmente em 2019, é esperado para uma valorização econômica e também cultural. O Brasil é um país com grande potencial de ecoturismo, principalmente pela variedade e extensão continental. Este ano é uma oportunidade de transformar isso em uma realidade lucrativa.