Cartões-postais se preparam para atrair visitantes e apresentar roteiros integrados pelos principais pontos turísticos

A Fifa escolheu hoje (20), em Zurique, na Suíça, a cidade que receberá a abertura da Copa do Mundo de 2014. Não houve surpresas: São Paulo venceu a disputa e a Arena de Itaquera, estádio em construção com capacidade para 68 mil pessoas, será o palco da primeira apresentação da Seleção Brasileira no mundial.

Turistas do mundo inteiro estarão com os olhos voltados para a cidade e suas opções turísticas. Tipicamente urbana, São Paulo tem nos eventos e negócios seu principal convite para quem desembarca por lá. São feiras, congressos e conferências que colocam a cidade no topo desse tipo de turismo no país. Neste ano, por exemplo, a ocupação de hotéis paulistanos no primeiro semestre foi de 69,3%, em média – o maior índice dos últimos seis anos.

Seja de terno e gravata ou em um estilo mais casual, este é um tipo de visitante diferenciado. Os estrangeiros que chegam ao Brasil para negócios, por exemplo, gastam, em média, US$ 119,38 por dia. Buscam no tempo livre entretenimento como museus, exposições e gastronomia.

Roteiros – O ar de metrópole inspira rapidez, correria, olho no relógio. Mas tudo isso pode ser deixado de lado para apreciar a cidade, acredite, a pé. Alguns roteiros são fáceis de serem montados e exigem apenas um toque de criatividade. Em uma hora de passeio pelas ruas de São Paulo, no Centro, o turista tem a chance de admirar e participar de algumas das mais fantásticas opções de turismo da cidade.

A Pinacoteca do Estado é o ponto de partida. Ela sempre apresenta mostras e exposições que valem o ingresso. O prédio foi reformado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha e reúne importantes peças da arte brasileira. Cerca de cinco minutos são suficientes para chegar até o belo conjunto arquitetônico da Estação da Luz, onde fica o Museu da Língua Portuguesa. Nessa região, restaurantes de culinária europeia e oriental se enfileiram para receber com muita qualidade o turista que deseja sair da gastronomia convencional.

De lá, uma caminhada de 20 minutos leva até o Teatro Municipal. Este é um dos grandes cartões-postais da cidade: aberto ao público desde 1911, ele foi idealizado nos moldes dos maiores teatros do mundo na época. Tem centenas de pinturas antigas e mais de 14 mil vitrais – uma verdadeira escultura.

O Mosteiro de São Bento, com uma impressionante arquitetura típica do século 17, fica a menos de dez minutos do teatro. Por dentro, ele foi decorado por monges famosos que fizeram história na Europa. Mesmo os não religiosos se impressionarão: o mosteiro tem um belo teatro, com lojas ao redor que vendem pães, bolos, doces, tudo feito pelos monges. A receita é mantida em segredo, sempre com ingredientes especiais.

Duas ruas e alguns sinais de trânsito depois, fica o Centro Cultural Banco do Brasil. É um grande ícone da história paulistana, centro de finanças que movimentou a cidade na época áurea da cafeicultura. O turista encontra exposições, filmes e uma belíssima decoração nos cinco andares do CCBB.

Ao lado está a Praça da Sé, com a catedral de mesmo nome. Ela foi reaberta ao público em 2002. É um dos principais templos do mundo, com grande relevância para a história nacional: a manifestação pelas Diretas Já, em 1984, reuniu ali mais de 300 mil pessoas. A Praça da Sé é o chamado “marco zero” da cidade: todas as distâncias são calculadas a partir dali. Daqui a três anos, será também o marco zero do principal evento para o turismo brasileiro nas próximas décadas: A Copa do Mundo de 2014.

ASCOM