Quase 400 pessoas se inscreveram para responder “Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?” – conheça os vencedores.

 

Porto Alegre, 08 de dezembro de 2011 – A Campus Party, o maior acontecimento de tecnologia, inovação, entretenimento digital, ciência e cultura digital do mundo, e a Prefeitura de Porto Alegre lançaram um desafio global, e os melhores projetos foram escolhidos. Todos eles responderam de forma inovadora e prática à pergunta: “Como podemos tornar Porto Alegre uma cidade ainda mais inovadora?”.

 

A iniciativa reforça o caráter inovador e cosmopolita da capital gaúcha, já que o desafio utilizou o conceito de inovação aberta e convidou participantes de todo o globo. Programas parecidos foram realizados em poucas cidades, como Nova York, mas com bases de projetos locais.

 

Para o Diretor Geral da Futura Networks – empresa que promove e organiza a Campus Party Brasil –, Mario Teza, a parceria com a Prefeitura já “é uma grande demonstração de que Porto Alegre está se tornando uma cidade ainda mais inovadora, pois utilizou um modelo emergente de inovação em que a cooperação de talentos externos tem um papel fundamental”.

 

Os cinco projetos vencedores são de um brasileiro, um espanhol, dois mexicanos e um colombiano. Cada um ganhou um MacBook e o grande vencedor, o mexicano Rodrigo López Vásquez, com o projeto “ecOreal”, ganhou o prêmio de R$ 15 mil. Rodrigo estará em Porto Alegre, para o V Congresso da Cidade, onde fará apresentação de seu projeto no dia 10 de dezembro.

 

Os vencedores

 

O brasileiro Marcelo Amaral foi o escolhido na categoria Educação com o projeto Smart TRI, cujo objetivo é horizontalizar a informação. Com um só cartão, os usuários poderão ter acesso ao transporte público da cidade de Porto Alegre e também à várias informações, como acervos de trabalhos acadêmicos e documentos históricos sobre a capital gaúcha. Terminais físicos distribuídos em universidades, escolas, institutos culturais, prédios públicos, centros comunitários, livrarias, aeroportos e estações de trem permitiriam o acesso a estas informações com o uso do cartão, da mesma forma que ele é usado nos ônibus. “Acredito que é possível fazer inovação de uma forma coletiva, acessível e fácil”, explica Amaral.

 

Na categoria Desenvolvimento Tecnológico o vencedor foi o mexicano Rodrigo López Vásquez, com o projeto “ecOreal”, um aplicativo para Facebook que trata do sistema de coleta de lixo seco e reciclagem da cidade de uma forma multidisciplinar e divertida. Os moradores da capital gaúcha poderiam recolher materiais reciclados (PET, alumínio, plásticos, papel etc.), que seriam dirigidos a pontos de coletas especiais e receber pontos, os tais “EcoReais”, que poderão ser trocados por mercadorias em estabelecimentos comerciais participantes. A iniciativa traria um grande incentivo para a reciclagem, melhorias na coleta de lixo e também ganhos de imagem para as empresas parceiras. “A melhor forma de inovar é de forma aberta, fazendo projetos de nível global que integrem nacionalidades e correntes de pensamento”, declara Vásquez.

 

Preocupada com os índices de informalidade da força de trabalho, a também mexicana Alejandra Sifuentes foi a escolhida na categoria Trabalho e Emprego. O projeto “Bolsa de Empleo de Trabajos Temporales” propõe criar uma bolsa de emprego de trabalhos temporários. A iniciativa, que permitiria amenizar a incerteza econômica do desemprego e aumentar estabilidade do trabalho informal, seria viável por meio de um site, onde os usuários entrariam em contato diretamente com os empregadores, em busca da vaga temporária. Os empregados também seriam recomendados pelos empregadores, tornando-se referência para novos trabalhos.

 

Na categoria Mobilidade Urbana, o selecionado foi o espanhol Juan Jose Gasca Rubio, criador do Bikini Tour. O dispositivo é composto por dois LED’s, um vermelho e outro verde, projetados para serem colocados no guidão das bicicletas. O usuário define a rota que fará utilizando um aparelho móvel com GPS. Ao andar com a bicicleta, o GPS verifica o posicionamento e caso o caminho requeira virar a esquerda, uma luz vermelha acende no lado esquerdo do guidão da bicicleta; para virar à direita, a luz verde entra em ação. A iniciativa torna a bicicleta uma alternativa ainda mais viável de mobilidade urbana.

 

O colombiano William Hernán Gómez ficou com o prêmio da área de saúde. O projeto “Amigo – Atenção Médica Imediata Geral On-line” é um sistema online, baseado no conceito de e-Health e tele medicina, para cuidados médicos imediatos. A consulta, em vez de presencial, seria online, reduzindo custos de deslocamento do usuário. O projeto também otimizaria o tempo de atendimento, já que o banco de dados armazenaria o histórico dos pacientes, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da população de Porto Alegre.  Além disso, pontos de atendimento móveis e em locais estratégicos facilitariam e aumentariam o acesso dos habitantes ao sistema de saúde.

 

Números do Desafio

Foram 395 inscritos no Desafio, vindos de 13 diferentes países, sendo 321 da América do Sul e 240 brasileiros. Para a fase final, dos 145 projetos recebidos, 35 foram selecionados para que cinco fossem os escolhidos como vencedores. Duas áreas, com 10 projetos cada, foram as de maior destaque entre os melhores: Desenvolvimento Tecnológico e Mobilidade Urbana. Educação contou com seis projetos, Saúde cinco e Trabalho e Emprego foi objeto de quatro soluções da iniciativa de inovação aberta. Ao todo, participantes de mais de 200 cidades pensaram soluções inovadoras para Porto Alegre.

 

Inovação Aberta

Com 15 anos de experiência e realização da Campus Party em países da América Latina e Europa, a Futura Networks conquistou uma base com mais de 150 mil talentos especializados e criativos: os campuseiros. São usuários avançados de internet com um olhar diferente, tecnológico e multidisciplinar do mundo.

 

E é através do CP Labs, a plataforma de inovação aberta da Campus Party, que as organizações têm a possibilidade de contar com essas mais de 150 mil mentes talentosas e criativas para solucionar desafios de acordo com as suas necessidades, como ocorreu neste desafio com a Prefeitura de Porto Alegre.

 

O conceito de inovação aberta, como é conhecido, é literalmente solucionar problemas “fora da caixa”, ou melhor dizendo, fora das empresas, como é a proposta da plataforma CP Labs: um desafio é lançado para ser solucionado por uma base de milhares de especialistas em tecnologia. A vantagem que as empresas têm em agregar novas ideias e visões é a aceleração do seu processo de inovação interno e do time to market, além da redução de tempo, custos e riscos dos processos de inovação.

 

Sobre a Campus Party

Criada na Espanha em 1997, a Campus Party transformou-se no maior acontecimento de tecnologia, inovação, ciência, entretenimento e cultura digital do mundo. Os participantes mudam-se com seus computadores, malas e barracas para dentro de uma arena, onde convivem em torno de oficinas, palestras, conferências, competições e atividades de lazer. Em 2008, a Futura Networks, organizadora da Campus, iniciou o seu processo de internacionalização e o evento  ganhou edições no Brasil, Colômbia e México. Em 2011, a Campus Party comemora seus 15 anos e também passa a ser realizada no Equador. Para 2012, desembarcará no mercado norte americano com a Campus Party, Silicon Valley Technology Festival; e celebrará sua primeira edição no Peru.

 

 

Informações para Imprensa

Comunicação Campus Party Brasil 2012

Fernanda Boscaini – fernanda.boscaini@futuranetworks.com

Assessoria de Imprensa

The Jeffrey Group campusparty@jeffreygroup.com

Vinicius Fiori – vfiori@jeffreygroup.com

Victor Francisco – vfrancisco@jeffreygroup.com

Francisco Rocha – frocha@jeffreygroup.com

Ana Bueno – abueno@jeffreygroup.com

Tel: (11) 2165-1655