Por Jorge Eduardo Dantas

Entre o início de junho e o fim de outubro deste ano, o Estado do Mato Grosso reduziu em mais de 30% o número de focos de calor e incêndio em relação ao mesmo período do ano passado. A redução, informou a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), tem relação direta com o desenvolvimento da campanha “Mato Grosso Unido Contra as Queimadas”, que envolveu uma série de instituições no combate aos incêndios. O WWF-Brasil participou desta mobilização apoiando várias atividades educativas.

A campanha “Mato Grosso Unido contra as Queimadas” foi uma iniciativa interinstitucional, que contou com dezenas de atividades em órgãos como o Governo do Estado, o Ministério Público Estadual, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça e a Associação Mato-Grossense de Municípios. Foram investidos R$ 4,5 milhões em ações de conscientização, aquisição de equipamentos de combate a incêndios e apoio a municípios para o combate às queimadas.
Dentro deste programa, foram realizadas audiências públicas, implantação de comitês municipais de gestão do fogo, cursos de brigadistas e confecção de materiais educativos como gibis, cartazes, panfletos e spots de rádio e tevê.
Período proibitivo
A iniciativa surtiu efeito: de 1º de junho a 31 de outubro – o chamado “período proibitivo”, quando as queimadas e incêndios não são permitidos no Mato Grosso – houve uma redução de 32,95% na quantidade de focos de calor. Foram registrados 14.341 focos, contra 43.520 apontados neste mesmo período em 2010. Os dados são do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
O secretário de estado do Meio Ambiente do Mato Grosso, Vicente Falcão, declarou que este resultado é fruto de ações preventivas e educativas. “Por meio das ações integradas com diversos níveis de governo, fortalecemos as ações de monitoramento, prevenção, preparação e de respostas rápidas aos incêndios florestais de forma mais eficiente”, destacou o titular da Sema.
Atividades educacionais
Com o apoio do WWF-Brasil e como parte das ações do “Mato Grosso Unido Contra as Queimadas”, a Secretaria de Educação do Estado realizou atividades como exposições artísticas, palestras, passeatas e mostras de artes. Oficialmente, 22 escolas participaram ativamente da mobilização, envolvendo 200 professores de várias disciplinas e 6,6 mil estudantes. A maior parte dos colégios, pertencentes à rede pública estadual, estava situada no Vale de Cuiabá.
Além do apoio às atividades educativas, o WWF-Brasil financiou a produção de 10 mil informativos que trataram sobre as queimadas e seus prejuízos ambientais e sociais. O material, que foi utilizado como ferramenta pedagógica nas salas de aula, foi distribuído para 724 escolas da rede pública mato-grossense.
Apoio fundamental
A gerente de Educação Ambiental da Seduc, Giselly Rodrigues Gomes, contou que os relatórios recebidos das escolas foram muito positivos. “Percebemos que as escolas de fato se mobilizaram e organizaram exposições de pinturas, cartazes, peças de teatro. Houve uma que fez até um documentário em vídeo”, afirmou. A especialista disse ainda que, em vários colégios, o Corpo de Bombeiros ou o Ministério Público Estadual deram palestras sobre a importância de se evitar as queimadas.
Giselly declarou que o apoio do WWF-Brasil foi fundamental nas ações promovidas pela Seduc. “Não foi apenas a questão de financiar um material específico, mas também o suporte e o voto de confiança dado pela instituição. Ter o WWF-Brasil conosco nesta empreitada foi uma honra e uma enorme responsabilidade”, disse.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alertou, no entanto, que o Mato Grosso permaneceu como o segundo Estado que mais registrou focos de incêndio no Brasil em 2011, atrás apenas do Pará, e teve taxas crescentes registradas mês a mês durante o primeiro semestre.
No início de dezembro, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) divulgou que o Mato Grosso foi o segundo Estado que mais desmatou no período de janeiro a novembro de 2011. Foram 2.870 quilômetros quadrados de desflorestamento no Pará e  e 1.126 quilômetros quadrados em território matogrossense. Por toda a Amazônia, foram 6.238 mil quilômetros quadrados. Dados consolidados de 2011, que vão incluir também o mês de dezembro, serão divulgados em abril de 2012.

fonte: WWF