O Fundo Multilateral de Investimentos do BID e a Associação Brasileira de Normas Técnicas lançam projeto de US$ 2,8 milhões para ajudar pequenas empresas a medir e gerenciar sua pegada de carbono
O Fundo Multilateral de Investimentos (FUMIN) do Banco Interamericano de Desenvolvimento, em parceria com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), lançará programa para ajudar 200 pequenas e médias empresas a gerenciar suas emissões de gases de efeito estufa.
O projeto de US$ 2,8 milhões dará apoio técnico às PME para que elaborem inventários de emissões, apoiará as empresas participantes na identificação de oportunidades de negócios afins e ajudará a ABNT a credenciar-se como inspetor independente de emissões de gases de efeito estufa, em conformidade com normas e protocolos internacionalmente aceitos.
Até hoje, as iniciativas voluntárias de gestão de gases de efeito estufano Brasil têm envolvido apenas empresas de grande porte. Há poucos recursos disponíveis para auxiliar as PME na capacitação de pessoal e na implementação de sistemas de gestão de GEE. Além disso, não há organizações ou empresas brasileiras credenciadas como inspetores independentes de emissões de GEE para garantir a qualidade dos dados.
“Munidas de melhores ferramentas e capacidades, as PME brasileiras não ficarão mais à margem da crescente economia verde da região”, observou Zachary Levey, chefe da equipe do projeto no FUMIN.
O Brasil é considerado um líder global em ações relacionadas com mudança climática e sustentabilidade. Em 1992 o país sediou a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD ou Cúpula da Terra do Rio), no Rio de Janeiro, quando foi assinada a Convenção-Marco das Nações Unidas sobre Mudança Climática (CMNUMC). Em junho de 2012, o Brasil sediará a Cúpula Rio+20.
O projeto será executado pela ABNT, entidade sem fins lucrativos criada em 1940 para desenvolver normas técnicas no Brasil. Membro fundador da Organização Internacional de Normalização, a ABNT tem vasta experiência na implementação de sistemas de gestão de qualidade, sistemas de gestão ambiental e vários esquemas de certificação de produtos para PME.
Sobre o FUMIN
Criado em 1993 como parte do grupo BID, o Fundo Multilateral de Investimentos desenvolve abordagens efetivas para apoiar o crescimento econômico e a redução da pobreza por meio de ações de desenvolvimento capitaneadas pelo setor privado para o apoio a micro, pequenas e médias empresas, beneficiando os pobres – seus negócios, suas propriedades agrícolas e seus domicílios.