No dia 28 de abril, aconteceu a solenidade de lançamento do Programa do Pólo de Desenvolvimento de Dendê de Rondônia (PRODENDÊ). Este projeto objetiva promover o potencial de desenvolvimento do agronegócio do dendê nas regiões de planejamento do estado (II e III), assim como também melhorar as condições de vida dos residentes nestas localidades, acelerar o crescimento do PIB do Estado, recuperar áreas degradadas da floresta tropical, e também contribuir para a atenuação das mudanças climáticas no planeta.

O governador Ivo Cassol esteve presente e durante a cerimônia assinou o decreto de institucionalização do PRODENDÊ, criando a Comissão Interinstitucional do Poder Executivo, formada por representantes das secretarias envolvidas e que ficará responsável pela negociação específica dos mecanismos institucionais e dos instrumentos econômicos, para a promoção de projetos do Programa.

O dendê

O dendezeiro é a oleaginosa tropical de maior rendimento existente, chegando a produzir dez vezes mais óleo do que a soja, quatro vezes mais do que o amendoim e duas vezes mais do que o coco-da-baía. De seus frutos obtêm-se duas qualidades diferentes de óleos, com usos também diversos. O azeite-de-dendê é extraído da polpa do fruto do dendezeiro. De sabor doce, cheiro forte e densa consistência, além de sua larga aplicação culinária, esse óleo tem usos na indústria química e, quando refinado, desodorizado e branqueado é também matéria-prima para a industrialização de maioneses e margarinas. O nobre óleo de palmiste, por sua vez, é produto extraído da amêndoa do fruto do dendezeiro, tendo aplicações na indústria cosmética e na produção de chocolate, onde pode substituir a manteiga de cacau, alcançando altos preços no mercado internacional.

Fonte: Revista Ecoturismo