Será realizada no dia 12 de junho de 2012, às 16h30, no Pavilhão 3 do Riocentro, Rio de Janeiro, a VI e última Reunião da Comissão Nacional para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20).

 

A Comissão Nacional, criada pelo Decreto 7.495, de 7 de junho de 2011 (link), tem como objetivo promover a interlocução entre as diversas esferas de Governo e da sociedade civil com a finalidade de articular os eixos da participação do Brasil na Rio+20. É composta de órgãos da Administração Pública Federal, Estadual e Municipal, representantes dos Poderes Legislativo e Judiciário, representantes do meio acadêmico, do empresariado, dos trabalhadores, de comunidades indígenas e tradicionais, de organizações não-governamentais e de movimentos sociais.

 

A Comissão Nacional reuniu-se no Palácio Itamaraty, em Brasília em 1o de julho, 8 de agosto, 26 de outubro de 2011, 8 de fevereiro e 9 de março de 2012.

 

A Rio+20 ocorrerá de 13 a 22 de junho de 2012. O principal objetivo da Rio+20 é a renovação do compromisso internacional com o desenvolvimento sustentável. A Conferência deverá estabelecer uma nova agenda internacional para o desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Deverá ainda deliberar sobre os seguintes dois temas: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a governança internacional para o desenvolvimento sustentável.

 

De 13 a 15 de junho, ocorrerá a última Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência. De 16  e 19 a junho, serão organizados os Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável, nos quais destacados representantes da sociedade civil se reunirão para discutir temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e elaborar  recomendações que serão levadas aos Chefes de Estado e de Governo presentes no Segmento de Alto Nível ( 20 a 22 de junho). Nessas datas, os Chefes de Estado e Governo dos países membros das Nações Unidas discutirão e adotarão os documentos finais da Conferência.

 

Somente portadores de credenciais de imprensa da Rio+20 terão acesso ao Riocentro.