As comunidades brasileiras e internacionais, reunidas nos dias 13 e 19 de junho por ocasião da celebração do X Seminário Internacional, organizado pelo Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia no armazém 1 do Píer Mauá na cidade do Rio de Janeiro e eventos da Sociedade Civil da Rio+20, após inúmeras discussões, resolveram apresentar moção de apoio à causa levantada internacionalmente pela Global Alliance for the Rights of Nature.

 

Após a conquista de 110 mil assinaturas em todo o mundo, em pronunciamento aplaudido pela plenária destes eventos sustentáveis, fez parte integrante desta Carta a Declaração Universal dos Direitos da Terra, que fica amalgamada com a Declaração Universal dos Direitos do Homem, tornando-as inseparáveis.
As propostas de novas alternativas de modelos energéticos, de tecnologia, de construções e cidades sustentáveis ofertadas pelos conferencistas nos dois dias do seminário ficam igualmente incorporadas como o pensamento vivo dos participantes deste seminário ambiental e sustentável.
As propostas deste plenário, da mesma forma, dão guarida às propostas de sugestões e compromissos ambientais dos empreendedores da polêmica Usina de Belo Monte, ressalvando interesses contrários de grupos e entidades que, de alguma forma, se posicionam com visões distintas dos que entendem como limpa, a matriz energética hidrelétrica amazônica.
Os argumentos de turismo sustentável na Amazônia, em Rondônia e em todo o país, longamente ofertados pelos conferencistas durante este conclave, ficam sendo adotados como um alerta para uma sociedade em transição para a economia verde, proposta de novos modelos de consumo, sob pena de sucumbir o único planeta onde sobrevivemos para nós e as gerações futuras.

Com a inclusão da declaração Universal da Pacha Mama e as assinaturas dos participantes, encaminham esta moção ao Exmo. Sr. Secretário Geral da ONU Ban Ki Moon, copiando todos os Chefes de Estados e delegações participantes da Rio+20 como sugestões para eventual aproveitamento, de reflexão destas magnas plenárias ambientais do Píer Mauá no Rio de Janeiro.

Sala das Plenárias, 19 de junho de 2012.

Hércules Góes, presidente do Fórum Permanente de Sustentabilidade da Amazônia e mais 110 assinaturas de participantes do X Seminário Internacional de Sustentabilidade