Quem visita o Parque das Neblinas, reserva ambiental localizada entre os municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga, não imagina que nas décadas 1940 e 1950 boa parte da Mata Atlântica original foi transformada em carvão, destinado à siderurgia. Hoje, depois de um trabalho de 20 anos, seguindo um plano de manejo eficiente, elaborado pelo Instituto Ecofuturo, gestor da área, o local abriga uma exuberante área de Mata Atlântica, em vários estágios de regeneração, e se tornou um espaço de vivência e de conservação da biodiversidade, onde são oferecidas várias atividades de integração entre homem e natureza, desde programas de educação ambiental e de pesquisas a ecoturismo.

No Parque é possível conhecer cinco trilhas, com diferentes graus de dificuldade, que variam de 30 minutos a um dia inteiro de duração. As caminhadas são acompanhadas por monitores com amplo conhecimento na área para destaque da biodiversidade local e a programação pode ser adaptada às características do grupo (famílias, escolas, universidades etc). A maior parte dos circuitos passa às margens do Rio Itatinga, que corta o Parque das Neblinas, onde também é possível praticar canoagem, em passeio contemplativo ou de mais adrenalina, com enfrentamento de corredeiras.

A reserva natural ainda oferece passeio para observação de orquídeas – já que a área abriga 94 espécies diferentes, incluindo a menor orquídea do mundo -, e realiza atividades temáticas, como oficinas para crianças ou vivências com a natureza: um dia inteiro na floresta, que busca despertar o entusiasmo e a harmonia das pessoas, concentrando a atenção e a habilidade perceptiva às experiências de contato com o ambiente.

O Parque das Neblinas também é conhecido pela incidência de espécies raras e importantes para a Mata Atlântica. Além das 94 espécies de orquídeas, a área abriga 226 espécies de aves – 18 delas presente somente na Mata Atlântica; 35 mamíferos de médio e grande porte – 17 deles ameaçados de extinção -, incluindo a onça parda, a anta e o muriqui, que é o maior primata das américas; 144 espécies de formigas e 47 de anfíbios. Nos mais de 14 quilômetros do Rio Itatinga, que estão dentro do Parque, foram encontradas 10 espécies de peixes, sendo quatro ameaçadas de extinção – uma delas, da família do lambari, não se tinha registro desde 1911 e, segundo dados recentes, o Rio Itatinga, com seus afluentes, talvez seja seu último refúgio.

Desde 2007, o Parque das Neblinas é reconhecido como Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela Unesco. As atividades no Parque vão de R$ 30 a R$ 120 reais, dependendo da programação, e precisam ser agendadas. O agendamento pode ser feito através do telefone (11) 4724-0555/ (11) 4724-0556. O Parque está localizado no limite dos municípios de Mogi das Cruzes e Bertioga (SP), vizinho ao Parque Estadual da Serra do Mar.

Mais informações para imprensa

GWA Comunicação Integrada

(11) 3030-3000

Sabrina Daspett

sabrina@gwacom.com