Além do delicioso risoto, este molho pesto pode ser utilizado no preparo de vários tipos de massa.

Autor:
Daniela Lopes Nunes
Categoria: Prato Principal
Princípios:


Ingredientes:

Molho pesto (conforme receita abaixo)
1 cebola roxa orgânica pequena finamente picada
1 dente de alho orgânico em fatias finas
1 colher de sopa de alho poró orgânico picado
1 xícara e meia de arroz arbóreo
Caldo de legumes ou frango caipira caseiro
1 dose de vinho branco seco ou saquê culinário
1 xícara de tomates cereja orgânicos cortados ao meio
Sal a gosto

Preparo do Risoto: Em uma panela de fundo grosso refogue a cebola, o alho e o alho poró até ficarem levemente dourados. Em seguida, acrescente o arroz arbóreo e mexa bem para incorporar os temperos até começar a ficar translúcido. Adicione o vinho branco/saquê e deixe o álcool evaporar.

Adicione o caldo aos poucos, mexendo sempre até o arroz cozinhar. Quando o arroz estiver cozido al dente acrescente o molho pesto, desligue o fogo e tampe a panela por 3 a 5 minutos.

A textura deve ficar cremosa, com o arroz nem muito seco, nem muito molhado. Se precisar, acrescente mais caldo para acertar o ponto. Sirva os pratos e enfeite com sementes de Chia.

Molho Pesto

1 dente de alho
1 maço grande de manjericão italiano de folha larga
3 colheres (sopa) de queijo Pecorino ou Parmesão ralado fino (ou uma mistura dos dois)
1 colher (sopa) de Pinoli
6 colheres (sopa) de azeite extra-virgem de oliva
Sal marinho grosso

Modo de preparo: Coloque o alho e uma pitada de sal no pilão e soque até formar uma pasta grossa. É importante que o socador não amasse os ingredientes no fundo do pilão, mas faça movimentos circulares, esfregando os ingredientes contra as laterais da tigela.

Separe as folhas do manjericão dos talos, lave, seque bem e junte ao pilão, amassando-as devagar até que formem uma polpa verde intensa. Junte os pinoli e o queijo, esmagando e incorporando bem. Depois acrescente o azeite, pouco a pouco. Experimente e ajuste o queijo e o azeite a seu gosto.

Espalhe o molho sobre 400g de massa que você cozinhou enquanto preparava o pesto (fusilli é a melhor opção) e sirva imediatamente. O molho é suficiente apenas para cobrir a massa com uma delicada película esverdeada. Não é costume servir com queijo à parte, pois o molho já o contém.