Fazer um passeio que possa mesclar conhecimento, cultura e natureza é sempre bom, mas mais ainda quando esse tipo de viagem é feito em um dos lugares considerados mais lindos de toda uma região. É o que acontece em São Luiz, capital do Maranhão, cidade capaz de unir ecoturismo e muita diversão em uma viagem de férias. Se você ainda não sabe onde quer passar seu próximo período de descanso, pode agendar as passagens e o hotel em São Luiz, porque esse pode ser um dos melhores destinos turísticos da sua vida.

O passeio de ecoturismo por São Luiz, uma das três capitais-ilhas do país, começa por suas lindas praias. Algumas delas, como a Praia do Calhau, juntam a beleza natural do ambiente ao potencial da prática de esportes de aventura, como o kitesurf, bem comum na região. Aliás, toda a extensão da Avenida Litorânea, onde se encontram a Praia do Calhau e tantas outras, é um lugar muito bom para praticar esportes e estar sempre em contato com a natureza. Andar de bicicleta ou caminhar pela orla é uma das atividades mais prazerosas da cidade.

Quem quer um ecoturismo ainda mais intenso, aliado à prática de esportes de aventura, pode se dirigir à Praia de São Marcos, onde o surfe é badalado e até quem nunca pisou em uma prancha pode ter aulas práticas e rápidas para iniciantes. Já a praia de Olhos D´Água é perfeita para quem quer praticar esportes a vela. Muitas das praias da capital maranhense também são propícias para o mergulho, uma das atividades preferidas de quem procura praia como destino de férias e tem uma quedinha por aventuras.

No Maranhão um dos melhores passeios de ecoturismo é pelo Parque Nacional dos Lençois Maranhenses, que fica a 260 quilômetros de São Luis e é considerado um dos lugares mais bonitos do mundo. Com seus desertos de areia branca em forma de dunas, o parque conta com 270 quilômetros quadrados com dunas que podem chegar a quarenta metros e lagoas de água doce. Para passear por lá é preciso alugar um transporte apropriado em Barreirinhas, a dois quilômetros do parque. Mas compensa muito, inclusive a viagem de São Luis para lá. Em questão de paisagens, o Maranhão dá sempre uma aula para o resto do Brasil.

 

Anabela Calegaro

Graduada em Comunicação Social – Jornalismo