Fabricantes de defensivos agrícolas e unidades de recebimento investem em ações educativas para as futuras gerações com foco no desenvolvimento da conscientização ambiental

Cerca de mil escolas do entorno das unidades de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas, em 14 estados, aderiram ao Programa de Educação Ambiental Campo Limpo. Criado pelo o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de agrotóxicos para a destinação das embalagens vazias de seus produtos-, e centrais de recebimento , ele chega em sua terceira edição. A iniciativa tem como objetivo o apoio às instituições de ensino na complementação de conteúdos curriculares com temas relacionados ao meio ambiente e alinhados às  recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

No total, são mais de 3.800 salas de aulas inscritas. Para essas escolas, foram distribuídos cerca de 2.600 kits pedagógicos especialmente desenvolvidos para aplicação aos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental com abordagem multidisciplinar.

 

As novidades deste ano vêm nos kits. Além de serem compostos por caderno do professor com uma proposta de atividade prática com foco na coleta de resíduos, eles também trazem um material ludo educativo de apoio para sala de aula: o gibi “Turma da Reciclagem”. Os quadrinhos têm personagens que demonstram como as embalagens podem ser descartadas corretamente.

 

Os alunos das escolas envolvidas podem participar da 8ª edição dos concursos de desenho e redação, com etapa local e nacional, realizados em virtude do Dia Nacional do Campo Limpo. Nesse ano, os respectivos temas são: O meio ambiente e o bem estar no campo e Minhas atitudes para transformar o planeta em um lugar melhor para viver. Dez finalistas serão selecionados na etapa nacional dos concursos, sendo que autores, professores e escolas dos três primeiros colocados serão premiados.

 

Segundo João Cesar M. Rando – Diretor Presidente do inpEV, a iniciativa além de ser um excelente recurso para disseminar práticas de consumo consciente entre os alunos e suas famílias, intensifica o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas, que é uma referência no setor.

 

Sobre o inpEV

O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui 94 empresas e dez entidades em seu quadro associativo.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br

Informações para a imprensa:

LVBA Comunicação

Priscila Cunha (priscila.cunha@lvba.com.br) – Tel.: (11) 3039-0679

Valéria Allegrini (valeria.allegrini@lvba.com.br) – Tel.: (11) 3039-0661

Setembro/2012