Foto: Jaciguara Cruz

Foto: Jaciguara Cruz

Na sessão legislativa desta segunda-feira (11), os deputados estaduais apreciaram indicações, moções e requerimentos apresentados na pauta dos trabalhos, além de outras matérias em tramitação na Casa. A sessão foi marcada por discursos de homenagem ao professor Leonil Aquino Pena Amanajás, que será agraciado com o Título de Mérito Legislativo em Educação, pelo seu relevante papel como educador e empresário no ramo da educação, contribuindo para o crescimento e a amplitude desta no Amapá.

O reconhecimento partiu do deputado Michel JK (PSDB), que relatou a historia do professor Leonil  Amanajás que ingressou no magistério em 1954, tinha um sonho, um projeto de vida: construir um complexo educacional que tivesse da Educação Infantil até o Ensino Superior. Passou 34 anos como funcionário público, exercendo as funções na área da educação. Quando se aposentou, tinha em mente o firme proposito de concretizar seu sonho e um desejo ainda mais forte, o de contribuir com a educação amapaense. Também elogiaram a iniciativa do deputado Michel JK, a relatora da matéria, deputada Roseli Matos. “O professor Leonil Amanajás merece deste poder esse reconhecimento. Eu avalio, que as pessoas tem que serem homenageadas em vida, para que tenhamos a oportunidade de expressar nosso respeito e carinho”, frisou a relatora. Os deputados Keka Cantuária, Ocivaldo Gato, Mira Rocha e Eider Pena. O deputado Jaci Amanajás, irmão do professor, disse que Leonil Amanajás foi o norte da família, principalmente na área da educação. Encerrando as manifestações, o presidente da Casa, deputado Junior Favacho, ao lembrar a história de vida, referiu ao professor como tio Leonil.

No grande expediente o vereador Zezão, do município de Laranjal de Jari, que relatou a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, sobre a atual situação da saúde e segurança pública no município. O presidente Junior Favacho, propôs aos parlamentares a realização de uma audiência pública, para discutir a real situação da saúde no interior do Estado.

Assembleia legislativa do Estado do Amapá – ALAP

Departamento de Comunicação – Decom

Direção – Cleber Barbosa
Título de Mérito Legislativo em Educação

Texto: Everlando Mathias