A apresentação, que conquistou o Prêmio Nacional de Inovação, mostra como incorporar critérios econômicos, sociais e ambientais no processo de escolha da cadeia de fornecedores

 

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) realiza, no dia 10/07, uma palestra gratuita, via internet sobre a metodologia “Strategic Sourcing Tripple Bottom Line”, idealizada e adotada pela Natura. A palestra será realizada pelo especialista Rodrigo Brea, responsável pela Diretoria Global de Suprimentos da Natura, que abrange a compra de insumos produtivos e não produtivos, relacionamento e performance de fornecedores.

 

Durante a apresentação, Brea mostrará como está estruturado o modelo de gestão de fornecedores da Natura, que leva em consideração a obtenção de resultados “Triple Bottom Line”, ou seja, que considerem impactos econômicos, sociais e ambientais em toda a sua cadeia de valor, assim como seus processos. O especialista abordará ainda quais foram os desafios para implantação do projeto, que instituiu na cadeia de fornecedores um estímulo adicional para fomentar a melhoria de processos e de otimização dos impactos sociais e ambientais.

 

A metodologia “Strategic Sourcing Triple Bottom Line” foi uma forma encontrada pela empresa de diferenciar os fornecedores que oferecem os mesmos produtos, mas investe em práticas socioambientais. O case conquistou o Prêmio Nacional de Inovação em 2013, organizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) em parceria com MBC (Movimento Brasil Competitivo), Ministério de Ciência e Tecnologia e FINEP, (Agência Brasileira de Inovação) na categoria “modelo de negócio”. O mesmo projeto foi reconhecido também na quarta edição do Responsible Business Awards, categoria “Best Supplier Engagement”.

A premiação é concedida pela instituição britânica, Ethical Corporation.

 

O webcast acontece às 16h, na sede da FNQ, em São Paulo. Para acompanhar a palestra pela internet, acesse:  http://fnq.isat.com.br/Home.aspx

 

 

Sobre a FNQ

Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos que incentiva as empresas a buscar a excelência da gestão e reúne as melhores práticas de organizações brasileiras, independente do porte ou setor. Ao disseminar o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e promover a capacitação de profissionais, a FNQ auxilia as empresas na implantação de um programa permanente de excelência da gestão, que gera resultados concretos para toda a organização. Desta maneira, contribui com o aperfeiçoamento do negócio e, consequentemente, o aumento da competitividade das empresas. Como reconhecimento a essa busca pela excelência, a FNQ promove o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que identifica e premia anualmente as melhores práticas de gestão das organizações brasileiras.

www.fnq.org.br

www.twitter.com/fnqgestao