O levantamento será apresentado na Conferência Internacional de Energias Inteligentes, em outubro

O potencial das energias renováveis no Oeste do Paraná será um dos focos da Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015, e terá um estudo apresentado pelo Sebrae-PR. “Essa região apresenta um grande potencial, principalmente na questão da biomassa, porque temos um conjunto de frigoríficos de grande porte, seja das cooperativas ou da iniciativa privada. Isso possibilita a geração de energias renováveis para o consumo das próprias empresas”, conta Julio Agostini, diretor de Operações do Sebrae-PR.
A Conferência Internacional de Energias Inteligentes – Smart Energy 2015, ocorre de hoje até o dia 21 de outubro no Bourbon Cataratas Convention & Spa Resort, na Avenida das Cataratas, Km 2,5 – Foz do Iguaçu.
Foi analisado o potencial da produção e geração de energias renováveis no oeste paranaense pelo Sebrae-PR junto com a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná), Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Itaipu, PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e diversas cooperativas da região. “O Smart Energy é um grande evento para ajudar na discussão de como o setor energético pode contribuir para o crescimento das empresas nessa região do estado. Então, com o estudo vamos mostrar as possibilidades de aplicação das energias renováveis na economia local”, observa.
Ainda no segundo semestre de 2015, o Sebrae-PR também iniciará um estudo na região sudoeste do Paraná, outro na cidade de Maringá e mais um junto à cooperativa Castrolanda, na região dos Campos Gerais. “O tema energias renováveis é prioritário no sistema Sebrae do Paraná. Vamos buscar os avanços na produção, geração e transmissão das energias renováveis como fator e vetor de desenvolvimento sustentável”, afirma Agostini.
Soluções tecnológicas
Para incentivar esse setor, o Sebrae-PR em conjunto com os Sebrae-SC e Sebrae-RS, também irão levar trinta micro e pequenas empresas para a Feira Smart Energy, que acontece paralela a Conferência, para que possam apresentar suas soluções tecnológicas em energias renováveis. “Ainda teremos provedores do Sebraetec no evento, para explicar às micro e pequenas empresas e público, os serviços que eles podem prestar para dinamização das tecnologias em energias renováveis”, revela Julio Agostini. O Sebraetec é um programa que promove consultoria especializada e customizada em design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e tecnologia da informação e comunicação. “Ele aproxima as micros e pequenas empresas de provedores tecnológicos, para implementar as soluções necessárias em cada negócio”, comenta.