santosIntegração de modais, redução de custos e nova Lei dos Portos nortearão discussões de secretários estaduais no Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e Correlatas, que acontece em outubro, durante feira de equipamentos e tecnologia portuária.

“A Lei 12.815 (nova Lei dos Portos) é só o começo da caminhada. A legislação entre os estados difere muito e precisa ser unificada”. A declaração é do Secretário Estadual da Indústria Naval e Portuária da Bahia, Carlos Costa, e reflete a necessidade dos estados brasileiros na busca pela eficiência portuária e de transportes. Sob esta premissa, representantes dos governos estaduais responsáveis pelo desenvolvimento do setor se reunirão em Santos, no próximos dias 22 e 23 de outubro, na 4ª edição do Fórum Nacional de Secretários da Indústria Naval, Portuária e Correlatas (IV Fonseinp).

Pela primeira vez em São Paulo, o fórum integra a grade da Infraportos South America, Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais. Na pauta de discussões estão as implicações da nova legislação portuária (Lei n. 12.815/2013), bem como temas relacionados à cabotagem, Conaportos (Comissão Nacional das Autoridades nos Portos), CNPA (Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem) e Prepom (Programa do Ensino Profissional Marítimo Atividades Correlatas).

“Precisamos ter um representante das secretarias estaduais de governo no Conaportos, discutir o aumento de calado para permitir a atracação de navios de maior porte, além de reduzir a burocracia documental, o custo da praticagem, entre outros”, explica o presidente do Fonseinp, Carlos Costa. Ele alerta também para a necessidade de redução de custos para a viabilização da cabotagem nacional. “O custo do combustível hoje para navios brasileiros corresponde a 80% do valor total da operação. Situações como esta precisam ser revistas e a marinha mercante, fortalecida. Sem ela não se tem um Brasil competitivo internacionalmente”, complementa o secretário.

A primeira edição do Fonseinp foi realizada em Salvador, na Bahia. O estado é o primeiro a designar uma secretaria para a atividade portuária e pretende instalar uma nova escola de formação de oficiais de marinha mercante nos próximos anos. Os demais encontros aconteceram na capital de Santa Catarina, Florianópolis, e em 2012, em Vitória (ES). Para Costa, a integração à Infraportos South America “só nos traz mais força e oportunidades para avançamos em um diálogo comum. A expectativa é reunir um público qualificado, totalmente voltado às questões apontadas acima e que vislumbrem o crescimento portuário do país”.

Sobre a Infraportos South America
A primeira edição da InfraPortos South America – Feira e Conferência Internacional sobre Tecnologia e Equipamentos para Portos e Terminais acontece de 22 a 24 de outubro, no Mendes Convention Center, na cidade de Santos (SP). Evento exclusivamente dedicado à infraestrutura portuária e de terminais, reunirá cerca de 60 empresas dedicadas a desenvolver soluções em equipamentos e serviços para a atividade portuária em geral. Em paralelo à feira, a UBM Brazil também organiza duas conferências para os profissionais do setor que abordarão temáticas relacionadas à infraestrutura, construção e investimentos, meio ambiente e legislação, eficiência portuária, a nova lei, Portos Secos, as novas concessões, segurança e automação. A InfraPortos South America conta com o apoio da ABTRA, ABTTC, ABTP, SINDIPESA e ABIMAQ.
Sobre a UBM Brazil
www.ubmbrazil.com.br
No País desde 1994, a UBM Brazil foi a primeira multinacional a entrar no mercado brasileiro de feiras. É uma das 50 subsidiárias da UBM Internacional e, atualmente, a maior organizadora de eventos da América Latina para os setores de transporte de cargas e infraestrutura, responsável pela realização da Intermodal South America, Navalshore -Marintec South America, NT Expo, InfraPortos South America e Concrete Show. A UBM Brazil promove, ainda, outras 11 feiras de outros segmentos da indústria, tais como, a construção civil, design e fabricação de equipamentos médicos, sistemas embarcados, ingredientes farmacêuticos, ingredientes alimentícios, produtos e ingredientes nutracêuticos e responsabilidade social.