treinamento-guarda-vidas-pirambu-1Número saltou de 42 para 66 profissionais, novas praias receberam cobertura e resultado foi extremamente positivo

Com apoio da prefeitura de Ubatuba, o Corpo de Bombeiros da cidade aumentou seu contingente de guarda-vidas nesta temporada. O número saltou de 42 para 66 profissionais e o resultado foi extremamente positivo.

Até o momento, segundo estatísticas da corporação, foram cerca de 150 salvamentos e nenhum óbito registrado por afogamento nas praias ubatubenses. No mesmo período do ano passado, dois turistas perderam a vida.

Comandante do Posto de Bombeiros Marítimo de Ubatuba, o tenente Romano Neto informa que o único óbito registrado foi um caso de afogamento secundário. “Um nadador local experiente passou mal na região da praia da Enseada e acabou falecendo no fundo”, conta Neto.

“Mesmo com dezenas de milhares de turistas nas praias ubatubenses nas últimas semanas, o trabalho preventivo, 90% da atividade da nossa equipe, mostrou-se de fato efetivo e o resultado foi excelente”, comemora Romano.

 

Mais prevenção, menos ocorrências

Praias como a Vermellha do Centro, Lagoinha e Ubatubmirim, que não contavam com cobertura do corpo do bombeiros, agora têm pelo menos um guarda-vidas à disposição dos turistas e da população.

A partir do dia 23 de janeiro, as praias da Puruba e da Sununga também vão ter cada uma o seu guarda-vidas.

“O aumento do efetivo dos guarda-vidas faz parte da nossa estratégia de preparar a cidade para a temporada. Neste contexto, vale destacar não só o excelente trabalho do comando do salva-mar, mas também a ótima relação que a prefeitura mantém com outras autoridades”, afirma o prefeito Mauricio (PT).

Seguem abaixo algumas orientações do Corpo de Bombeiros para prevenir afogamentos:

 

–   A  Ao chegar à praia, procure informações com o guarda-vidas sobre as correntezas e os perigos do mar.
–       Não avançar ao mar com imprudência (água no umbigo sinal de perigo).
–       Ficar atento às placas de sinalização.
–       Evitar excesso e o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar no mar.
–       Respeitar as orientações e atender prontamento os alertas dos guarda-vidas.