156No próximo domingo, 2 de fevereiro, a Leão Alimentos e Bebidas, responsável pela gestão de toda a linha nacional de sucos, néctares, achocolatado, isotônicos, energético e chás do portfólio da Coca-Cola no Brasil, será apoiadora da MARAtoninha da Limpeza, evento voltado à limpeza das areias das praias e descarte responsável do lixo na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O evento tem como foco a preservação da Toninha, considerado o pequeno cetáceo mais ameaçado no Atlântico Sul Ocidental, por conta de processos de degradação ambiental em áreas costeiras e estuarinas que impactam suas populações. Os resíduos recicláveis nesta ação voluntária serão destinados às cooperativas de reciclagem e os não recicláveis irão para aterro sanitário.

Outro projeto de educação ambiental apoiado pela Leão é o Bloco Limpeza na Praia 2014 – Carnaval Sem Sujeira, que acontece no dia 22 de fevereiro, das 10h às 13h, nas praias de Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Sepetiba e Ilha de Paquetá. Pelo nono ano, o Bloco Limpeza reunirá  voluntários irão “pular” muito além da folia do carnaval,  distribuindo sacolas de plástico reciclado aos banhistas para mobilização e recolhimento dos resíduos descartados de forma inadaqueada e irresponsável nas praias. A ação visa promover a reflexão sobre cuidados com a preservação do meio ambiente e o correto descarte de resíduos. Nesta edição, o Bloco Limpeza na Praia 2014 traz como enredo a mensagem “Sacola de plástico reciclado. Não fique parado. Na praia todo o lixo é retirado”. O Bloco da Limpeza é organizado pelo Instituto Ecológico Aqualung – IEA, instituição não governamental que há 17 anos contribui com ações ecológicas de educação e conscientização da preservação do meio ambiente.

“As iniciativas são atividades práticas de fomento a sensibilização ambiental que visam promover atitudes simples e práticas junto a sociedade sobre a necessidade de mantermos o meio ambiente  preservado”, afirma Mauro Ribeiro, diretor de Relações Institucionais da Leão Alimentos e Bebidas.

Sobre a Leão Alimentos e Bebidas – responsável pela gestão de toda a linha nacional de sucos, néctares, achocolatado, isotônicos, energético e chás do portfólio da Coca-Cola no país. A Leão atua nos segmentos de néctares, bebidas mistas, energético, isotônicos, achocolatado e chás secos, solúveis e prontos para beber, respondendo pela fabricação de produtos das linhas Del Valle Mais, Del Valle Kapo, Del Valle Frut, Del Valle para o Mc Donald’s, Laranja Caseira, Burn, Powerade, I9, Matte Leão, Chá Leão, Leão Ice Tea, Chimarrão Pampas e Guaraná Power.

Conta atualmente com cerca de 2,7 mil funcionários e seis unidades fabris próprias, localizadas nas cidades de Linhares (ES), Americana (SP), Fazenda Rio Grande e Fernandes Pinheiro (PR) e no Rio de Janeiro (RJ). Além das fábricas para a produção de bebidas, a empresa também responde pelas atividades da TROP Frutas, processadora de frutas também sediada em Linhares (ES), integrando toda a cadeia produtiva de sucos por meio desta unidade.

A Leão Alimentos e Bebidas também detém a primeira fábrica do Brasil a receber a certificação LEED (Liderança em Energia e Design Ambiental) em Fazenda Rio Grande (PR), local onde a empresa produz a linha de chás solúveis e para infusão da marca Matte Leão. Concedida pelo U.S. Green Building Council, a certificação LEED é um reconhecimento de que a fábrica atingiu a rígida meta estabelecida para padrões sustentáveis de construção civil.