Entidade máxima do futebol mundial quer compensar emissão de gases de fãs que vão acompanhar os jogos e pede para torcedores registrarem impacto ambiental do torneio

 

O palco está armado e, sim, vai ter Copa do Mundo no Brasil. A polêmica competição já consumiu oficialmente mais de R$ 25 bilhões em diferentes obras relacionadas ao torneio além de construção e reformas de estádio. Além do dinheiro que já absorveu, a Copa 2014 também dará a uma contribuição negativa com o impacto ambiental que causará, por exemplo com a emissão de gases efeito estufa (GEE’s) resultante da movimentação de milhões de pessoas envolvidas com o torneio.

 

Apesar do problema, a Fifa criou uma promoção para amenizar a situação. Ela está incentivando os torcedores que já adquiriram os ingressos a registrarem em https://worldcupoffset.fifa.com/pt/initiate os jogos do torneio que vão acompanhar, pois vai tentar compensar a emissão desses GEE’s. A entidade vai calcular e compensar a emissão de gases de cada fã do esporte por meio de parceria com projetos brasileiros de baixa emissão de carbono. Esses projetos serão selecionados pelo BP Target Neutral, iniciativa criada em 2006 com o objetivo de diminuir a pegada de carbono resultante das deslocações diárias.

 

Para motivar os torcedores a cadastrarem seus deslocamentos, a Fifa vai sortear dois ingressos da final entre os fãs que registrarem suas viagens para acompanharem o Mundial, uma promoção que além de estimular a reduzir ao máximo os GEE´s emitidos para quem vai assistir ao Mundial, vai divulgar um tema de extrema importância para a saúde do planeta.Por meio de nota, a Fifa prometeu compensar também 100% das emissões de GEE´s de pessoas envolvidas com a organização do torneio, um ideia que ganhou o apoio do ex-jogador Cafu, capitão da seleção brasileira na conquista do pentacampeonato mundial de 2002.

 

“Apoiar a sua seleção e ao mesmo tempo apoiar o desenvolvimento de baixas emissões de carbono no Brasil é uma vitória para todos.  Estou compensando as minhas viagens relacionadas à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 e incentivando todos a fazerem o mesmo. É muito fácil de fazer e leva apenas um minuto”, pediu Cafu, único jogador a ter disputado três finais de Copa e que já pendurou as chuteiras, mas não deixou de marcar gol com boas atitudes fora de campo.