Toras são transportadas sem guia florestal, documento obrigatório. Veículos não têm condições de rodar e motoristas dirigem sem habilitação.

Em uma das regiões mais devastadas da Amazônia, o nordeste do Pará, ladrões de madeira operam livremente. Na região funciona um esquema ilegal, que envolve caminhões sem condições de rodar, motoristas e madeira sem documentação.

Em Tailândia (PA), caminhões velhos são adaptados para carregar toras. Alguns veículos, em péssimo estado de conservação, estão com os pneus lisos, sem portas, e não têm nenhum equipamento de segurança. Do lado de fora de um dos caminhões, um galão funciona como tanque de combustível. Mesmo assim, eles vão para a estrada.

As toras são transportadas sem a guia florestal, documento obrigatório. Em Concórdia do Pará (PA), também no nordeste do estado, mais um flagrante: na madeireira onde as toras ilegais são entregues os funcionários admitem as irregularidades.

O governo do Pará estima que a madeira ilegal movimente R$ 4 bilhões por ano e diz que não tem condições de fazer fiscalização adequada. Na estrada por onde passa a maioria dos caminhões há postos da Polícia Rodoviária Estadual, mas basta andar um pouco pela estrada para ver que caminhões carregados de madeira seguem livremente pela rodovia.

Do G1, com informações do Jornal Nacional