A Ambientalista Célia Marcondes, frente à SAMORCC (Soc. Amigos e Moradores de Cerqueira César), um dos bairros mais abastados e adensados da Capital paulistana implantou o Projeto de Coleta de Óleo de porta-a-porta, disponibilizando containeres em condomínios e comércio em   geral, na região de Cerqueira César/ Jardins e Consolação. Para tanto, fez parceria com a TREVO, que ganhou notoriedade.

O Projeto ultrapassou os limites geográficos do bairro, atingindo outras áreas da cidade, outros Municípios, outros Estados e até outros Países (Atualmente está ajudando na  implantação  do Projeto na Argentina).

Para ampliar o projeto, REUNIU  as seis maiores COLETADORAS de óleo (Trevo, Lirium, Só-Óleo, Disk Óleo, Comercial Brentel, Giglio, mais  UM GRUPO DE AMBIENTALISTAS E EMPREENDEDORES e criou a ECÓLEO- Associação Brasileira, para sensibilização, coleta e reciclagem dos resíduos de óleo de cozinha, entidade esta, de abrangência nacional.

A entidade já representa entidade que juntas  coletam mais de 1 milhão de litros de óleo por mês!!! (praticamente 1 lago de óleo mes!) A quantia coletada, corresponde a  menos de 5% do óleo descartado.

Considera-se que cada família descarte 1 litro de óleo/mes e que um litro de óleo contamina mais de 25 mil litros de água, além disso, o óleo descartado na pia, vasos ou meio-ambiente compromete a tubulação, incidindo no custo de água.

Nos rios, lagos, etc., o óleo cria uma pelicula que impede a respiração e mata milhares de espécies de seres vivos – animais e vegetais.

Assim, a ECÓLEO foi criada com  a finalidade de mobilizar Ongs  e governo, colaborando com as Prefeituras de cada cidade na implantação do Projeto, que vai desde a sensibilização até a reciclagem do resíduo coletado, criando-se eco-pontos, mobilizando as escolas, postos de polícia, postos de saúde, comércio, igrejas, etc., enfim, uma campanha que mobiliza, esclarece e cobra responsabilidades do Poder Público e da sociedade em geral.

A ECÓLEO  se coloca à disposição para implantar o projeto em qualquer Município de qualquer estado do País. Contatos  www.ecoleo.org.br – Tel. 55 . (11 ) 3081.3418

Ecóleo – Associação Brasileira para Sensibilização,
Coleta e Reciclagem de Óleo de Cozinha
Rua Augusta, 2.676 | 22º andar | Telfax. 3081 3418 | São Paulo – SP