No período de 19 a 20 de junho, na Escola Marcelo Cândia, o governo federal em conjunto com o governo do Estado e Prefeitura de Porto Velho, inicia o mutirão Arco Verde – Terra Legal. No Estado, o mutirão está sendo coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental no que diz respeito ao projeto Arco Verde, em consonância com o programa Terra Legal, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Regularização Fundiária.

O mutirão consiste no controle e combate ao desmatamento nos municípios  considerados com maior índice de desmatamento. Os mutirões começam em Alta Floresta (MT), Marabá (PA) e Porto Velho (RO) as três cidades que vão sediar o lançamento oficial do programa no dia 19 de junho.

Ações para conter o desmatamento em Rondônia estão sendo implementadas pelo Governo do Estado. Dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, mostram que o desmatamento em Rondônia em 2008 caiu 43% em relação ao ano de 2007. Essa redução é equivalente a 151 mil campos de futebol. Intensificação nas ações de fiscalização e proteção ambiental e licenciamento da propriedade rural, monitoramento dessas propriedades, como também atividades de educação ambiental, contribuíram para diminuir o desmatamento em todo Estado de Rondônia. A exemplo da redução do desmatamento, também houve queda no índice queimadas. Com ações contínuas, Rondônia conseguiu reduzir em 2008 quase 60% de focos de calor.

A redução tanto do desmatamento quanto aos focos de queimadas de acordo com o secretário da Sedam Cletho Muniz de Brito, foi obtida devido ao empenho do governo estadual em realizar com a parceria de outros órgãos como Emater, Ibama, Sipam, Seduc, Corpo de Bombeiro, Polícia Ambiental e Embrapa, o monitoramento e medidas educacionais para combater o fogo e ao desmatamento.

No ano de 2008 ocorreu uma redução de mais de 57% no número total de focos de calor registrado no estado de Rondônia. Estes números mostram a importância das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado de conscientização do não uso do fogo, através de campanhas na mídia e, de ações de monitoramento, controle e fiscalização aliadas às ações de educação ambiental realizadas pela SEDAM.