Os índios tembé, do Pará, entregaram ao governo estadual uma proposta inovadora. Suas terras foram saqueadas por madeireiros, e agora eles querem receber o valor dos 4 mil metros cúbicos de madeira apreendidos, que serão leiloados. As informações são do Ministério Público Federal do Pará.

A ideia dos índios é usar os cerca de R$ 1 milhão possivelmente arrecadados com a madeira para investir em projetos de geração de renda em suas aldeias, localizadas na Terra Indígena (TI) do Alto Rio Guamá. Eles já têm um estudo, elaborado em parceria com a Universidade Federal do Pará, para trabalhar com açaí, mel, artesanato e criação de animais, tudo realizado a partir dos conhecimentos tradicionais indígenas.

Reação violenta
Em novembro de 2008, o governo federal fez uma megaoperação em Paragominas, fechando várias serrarias e apreendendo o equivalente a centenas de caminhões de madeira. Em protesto, os madeireiros atacaram a sede local do Ibama e atearam fogo em carros do órgão ambiental. Operações anteriores já haviam flagrado desmatamento ilegal, inclusive nas terras dos tembés.

Do Globo Amazônia, em São Paulo