Conheça a Ecovila Clareando, comunidade sustentável no estado de São PauloComunidades alternativas e que adotam ações de sustentabilidade não são realidades distantes. A cada dia elas tem conquistado cada vez mais adeptos e suas propostas ganham mais espaço mesmo nos grandes aglomerados urbanos. Esse é o caso da Ecovila Clareando. Localizada dentro do estado de São Paulo e a menos de uma hora e meia da capital, a vila promete botar um sonho em prática.

 

A proposta é bastante simples. Uma condomínio no meio do campo e próximo às montanhas que reúne pessoas com o objetivo de viver em harmonia e contato com a natureza, utilizando os recursos naturais de maneira mais sustentável e consciente possível. A ideia dessa vila é justamente aliar os mais diferentes tipos de pessoa à partir dos conceitos propostos pela agenda 21 e a Rio 92 para a construção de ecovilas.

 

A área é próxima também do Sistema Cantareira, que ganhou destaque nos últimos tempos pela grande diminuição de seus recursos hídricos e a seca que tem causado sérios riscos para o abastecimento de água para a capital. Na Serra da Cantareira, a vila traz diversas casas que tentam reduzir os impactos e recursos em sua construção. O reaproveitamento de água e captação da água da chuva são aplicadas nas residências e as famílias se integram em atividades de apicultura, horticultura e construção com materiais alternativos.

 

Surgida inicialmente do Acampamento Franciscano, com 25 anos propagando os ideais de convivência harmônica e afetiva entre os habitantes, a comunidade busca o auto-desenvolvimento dos integrantes e a busca por talentos de maneira natural, à partir das experiências e saberes.

 

Para quem deseja iniciar um projeto de melhorias para tornar o prédio ou condomínio mais verde e alinhado com as preocupações ecológicas recentes, um início pode ser a instalação de placas de sinalização e novas maneiras de facilitar o funcionamento interno do local. Assim, é possível, por exemplo identificar com mais facilidade os locais corretos de descarte de lixo ou conscientizar os moradores sobre as novas medidas adotadas.