48Com a maior visibilidade dada à questão emergencial da preservação do meio ambiente em meio à sociedade moderna, surgiram também novos conceitos de casas do futuro, que aglutinam diversas questões e práticas para tornar esse ambiente mais “verde”. Vistas anteriormente como realidades distantes e utópicas, essas casas agora se tornam cada vez mais populares e presentes até mesmo nos grandes centros urbanos e metrópoles do Brasil.

 

Atualmente, novas tecnologias e serviços surgem para facilitar quem deseja se aproximar do conceito de sustentabilidade e transformar seu próprio lar em um ambiente que traz a consciência ecológica em toda sua formação.

 

As medidas colocadas pela Agenda 21 aconselham as diretrizes necessárias para a concepção de um desenvolvimento sustentável. Segundo esse documento, novas formas de construção e de próprio funcionamento das comunidades passam a obedecer diretrizes de baixo impacto ambiental e consciência ecológica.

 

O preço surpreende por mostrar alternativas baratas e acessíveis. Com valores competitivos no mercado, a opção sustentável não requer um investimento muito maior do que os materiais já utilizados. Novas maneiras tem sido pensadas justamente para aliar o fator econômico à preocupação com as questões ambientais.

 

Os materiais de construção são os principais diferenciais no caso das casas e edifícios. Materiais reutilizados como garrafas pet, são utilizados em tijolos e asfalto que entram no mercado com um preço extremamente competitivo e resultados bastante positivos em suas aplicações.

 

O reaproveitamento de água também tem sido uma das práticas mais frequentes na adaptação dos lares ao pensamento verde. Bastante simples, o processo pode ser feito com uma bomba de água, que direciona a água da chuva recolhida para ser aproveitada em outras atividades, como lavagem do quintal ou do carro.

 

Até mesmo o aproveitamento de energia solar já se tornou uma realidade próxima da vida de muitos brasileiros, com instalações em novas construções e prédios tanto para economizar nos gastos de luz quanto para aquecimento de água.

 

Desde a escolha da madeira, que deve obedecer os critérios de reflorestamento e responsabilidade ambiental, diversas medidas podem ser aplicadas sem muito esforço. As janelas e móveis podem, ainda, ser fabricados à partir de madeira de demolição, que tem se tornado uma tendência recente. Assim, com pequenas adaptações é possível trazer esses conceitos para dentro de casa e aproximar a preocupação com o futuro do planeta da rotina.