telha1-ecodHá algum tempo, os recursos que saem da empresa já não são mais o único meio de conseguir investimento em responsabilidade social. Hoje, é possível recorrer às leis de incentivo fiscal, o chamado Índice de Imposto Verde, conhecido por oferecer uma “ajuda” às empresas que se adequam às regras ambientais, seja a nível municipal, estadual ou federal.

Apesar de ser cada vez mais comum ver empresas interessadas em promover ações de sustentabilidade, o Estado, que deveria fornecer benefícios como redução de impostos ou financiamentos de projetos para as instituições, não o faz da maneira mais apropriada.

Segundo o Índice de Imposto Verde, desenvolvido pela KPMG, o Brasil está em 18º lugar na classificação geral dos 21 países que apresentam algum tipo de incentivo fiscal verde. A posição mostra uma necessidade de o país desenvolver outras estratégias para estimular políticas e comportamentos corporativos sustentáveis.

De acordo com a pesquisa 2013 United Nations Global Compact-Accenture CEO Study on Sustainability, 93% dos presidentes de empresas ao redor do mundo acreditam a sustentabilidade ser um elemento chave para o sucesso, enquanto que 15% dos presidentes brasileiros não conseguem ver, a partir de ações ambientais, resultados para os negócios.

Esses índices e evidências mostram um certo desamparo que as empresas sentem quando querem focar em sustentabilidade. Uma redução no consumo de água e energia, a busca pela inovação e criação de produtos ambientalmente responsáveis, a conscientização dos funcionários, entre outras mudanças, são capazes de tornar a empresa mais sustentável, no entanto, exigem muito empenho e dedicação.

Se ações sustentáveis forem colocadas em prática por parte do empreendimento e, além disso, a iniciativa do governo atuar de forma eficiente dando incentivo fiscal e outros benefícios, é possível grande parte das companhias brasileiras serem mais verdes e amigas do meio ambiente.

Sindicatos

Em busca de um ambiente melhor, aumenta cada vez mais o número de sindicatos e centrais sindicais negociando cláusulas nos acordos coletivos que garantem a sustentabilidade. A nova munição dos trabalhadores é reivindicar um desenvolvimento amigo do ambiente. Para conferir a situação sindical de uma entidade online, o ideal é consultar o CNES (Cadastro Nacional de Entidade Sindicais), que exige a obtenção do e-CNPJ.

O desenvolvimento sustentável é parte do trabalho do movimento sindical. Durante o Congresso da Confederação Autônoma Sindical Classista, realizado na República Dominicana, foi discutida a situação considerada relativamente boa do Brasil e a importância de oferecer condições adequadas para a realização do trabalho. Os sindicatos contemplam o respeito aos anseios sociais e econômicos dos trabalhadores e a proteção ao meio ambiente.