04042013140044Resuso_da_ÁguaIniciativa acontecerá em megaempreendimento da empresa em Campinas

 

Em um período de estiagem prolongada, como a verificada em São Paulo, a Bresco, empresa de investimento imobiliário com foco no segmento corporativo, acaba de firmar contrato inédito para fornecimento de água de reúso com a Sanasa – empresa que gerencia o abastecimento no município de Campinas.

A partir de setembro, o Parque Corporativo Bresco Viracopos será um dos primeiros do Brasil a ser abastecido pela Estação de Produção de Água de Reúso Capivari II para execução de trabalhos de compactação do solo e terraplanagem e nos cuidados no plantio de mudas. O empreendimento da Bresco receberá 100 mil litros por dia de água, que serão utilizados em aproximadamente 1,3 milhão de metros cúbicos de movimento de terra, entre corte e aterro. Serão utilizados também para regar as 25 mil mudas de árvores nativas a serem plantadas no empreendimento.

O contrato com a empresa tem validade de um ano e o transporte será por caminhões-pipa devidamente preparados para este serviço. O processo de parceria com a Sanasa é um dos primeiros do Brasil e partiu de ações da Bresco, buscando a otimização dos escassos recursos hídricos e o foco da empresa na melhor gestão do meio ambiente.

O empreendimento é cortado, em toda sua extensão, pelo córrego Viracopos, cuja possibilidade de extração da água para uso na terraplenagem foi descartada pela Bresco, no intuito de proteção  da área verde e da área de preservação permanente que margeiam o próprio córrego.

A água de reúso é resultado do tratamento do esgoto com a tecnologia de membranas de ultrafiltração. O tratamento é feito através de processos físicos e biológicos, sem utilização de produtos químicos. Esta prática é utilizada em países como Israel, Austrália, Espanha, India, Japão, África do Sul e Estados Unidos.


SOBRE O PARQUE CORPORATIVO BRESCO VIRACOPOS

A Bresco está desenvolvendo um empreendimento de uso misto na região de Campinas com aproximadamente 1 milhão de m² de terreno e 400 mil m² em área construída. Ao lado do aeroporto Viracopos, contará com prédios de escritório, centros de treinamento, centros de distribuição, imóveis de alta tecnologia, varejo e hotéis. O projeto encontra-se aprovado em todos os órgãos, está pronto para início de novas construções e poderá ser ajustado de acordo com as necessidades de cada cliente.

No local, já estão em operação o centro de treinamento da Azul Linhas Aéreas, construído sob medida e entregue no final do ano passado com área de aproximadamente 7 mil m², e o Centro de Distribuição da John, com 76 mil m², dos quais 36 mil m² estão em fase de ampliação.

O Parque Corporativo Bresco Viracopos  conta com infraestrutura de portaria com acesso direto da rodovia, vias internas pavimentadas com iluminação, estação de tratamento de efluentes, água, energia e segurança 24h.

O imóvel contempla 247 mil m² de área preservada que abrigará um parque linear com trilhas para caminhadas e prática de exercícios.