limpeza-praias-paraty-1

De 18 a 22 de setembro, datas mundiais e nacionais chamam a atenção para a importância da preservação do litoral e o Instituto Supereco atua nesse sentido há 20 anos. Além disso, o projeto Tecendo as Águas, desenvolvido atualmente pelo Supereco, acaba de ser eleito uma das “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014” pelo  XII Diálogo Interbacias devido as ações realizadas no litoral norte de SP.
Datas comemorativas:
18 – Dia Mundial da Limpeza do Litoral
19 – Dia Mundial pela Limpeza da Água
20 – Dia Internacional de Limpeza de Praia
21 – Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias e Dia da Árvore
22 – Dia Nacional da Fauna

 

Todas essas datas  estão relacionadas com o trabalho do Instituto Supereco em São Sebastião e Caraguatatuba que engloba educação ambiental, saneamento básico, preservação de rios e matas ciliares (o que reflete na fauna local), plantio de árvores nativas e ações junto aos produtores rurais para que tratem o esgoto e aprendam a captar água da chuva poupando assim água dos rios.
Mais dados do Supereco/Tecendo:

O Projeto Tecendo as Águas, do Instituto Supereco, que conta com o patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental,  e atua no litoral norte de São Paulo, foi premiado entre as “Melhores Práticas de Educação Ambiental e Gerenciamento de Recursos Hídricos de 2014” durante o  “XII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos – Água & Energia”, realizado no município de São Pedro, SP, de 1 a 4 de setembro.

Para a coordenadora geral do Instituto Supereco e do Projeto Tecendo as Águas, Andrée Ridder Vieira, o prêmio é um reconhecimento aos 20 anos de atuação em boas práticas do Supereco e de seus profissionais, com foco na educação ambiental e a mobilização socioambiental para a gestão compartilhada de bacias hidrográficas e corredores de biodiversidade do Brasil. “Articular e fortalecer o trabalho em rede de pessoas, instituições, patrocinadores e parceiros com ações efetivas de educação e conservação ambiental trazem força para a solução dos desafios socioambientais que enfrentamos na atualidade”, ressalta.

O Tecendo as Águas, que tem como uma das metas o plantio de 8,5 mil árvores nativas, já capacitou 110 educadores da rede pública de ensino da região de São Sebastião e Caraguatatuba, além de 1450 pessoas que atuam como multiplicadoras dos objetivos do Projeto e 70 gestores de diversas áreas socioambientais para se envolverem diretamente nas ações.

O Projeto tem seis objetivos que se conectam no sentido de trabalhar a floresta, a água, educação, saúde, cultura, turismo sustentável com base comunitária, geração de renda e qualidade de vida: “Águas da Mata”, “Saberes das Águas”, “Se Ligue nas Águas”, “Conhecendo as Águas”, “Caminho das Águas” e “No Ritmo das Águas”. É realizado em parceria com a Chevrolet e o Instituto Educa Brasil e conta também com o apoio do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBHLN), das prefeituras de São Sebastião e de Caraguatatuba, do Instituto Trata Brasil, da rede Made In Forest, do Centro de Educação Ambiental de Guarulhos (CEAG) e da Organização Brasileira de Mulheres Empresárias (OBME).

 

Sobre o Instituto Supereco:

O Supereco é uma OSCIP que atua há 20 anos (que serão completados em 5 de outubro) com a missão de promover a educação ambiental como ferramenta estratégica de conservação ambiental aliada ao desenvolvimento humano. Os 23 Programas, projetos e intervenções de educação pela sustentabilidade, abrangendo todos os Biomas do Brasil, formaram mais de 10.500 educadores e lideranças multiplicadoras em educação ambiental, atenderam mais de 1,5 milhão de crianças e jovens em programas de educação ambiental presencial e à distância, contemplaram 900 mil participantes diretos nas intervenções socioambientais e produziram 95 publicações especializadas na área. Acesse www.supereco.org.br