O desenhista recebeu o convite do governador de Mato Grosso Pedro Taques para lançar gibis e álbuns sobre o Marechal Rondon

Mauricio de Sousa, o mais famoso desenhista do Brasil e criador da “Turma da Mônica”, é o mais novo embaixador do Instituto Trata Brasil. Responsável por personagens e histórias que adultos e crianças adoram, Mauricio será mais um apoiador desse movimento para que todos os brasileiros tenham uma infraestrutura mais básica – saneamento básico. Recentemente, Mauricio de Sousa vestiu a camisa “Juntos pelo Saneamento” do projeto Vim para Unicef, parceria da Unilever e Unicef com apoio do Trata Brasil e onde cerca de 1600 crianças do semiárido brasileiro foram beneficiadas com a construção de banheiros, cozinhas e acesso à água tratada em suas escolas.
Por se deslocar constantemente pelo Brasil, Mauricio de Sousa sempre se preocupou com os graves problemas vividos pela população sem água tratada e esgotamento sanitário. “Eu viajo muito pelo Brasil, e vejo muitos problemas para serem resolvidos. Está faltando mais ação nesta área, está faltando de fato mais saneamento”, afirma.
A união do Trata Brasil com Mauricio de Sousa aconteceu porque ambos acreditam que a solução dos problemas passa necessariamente por mais informação às crianças. Temos que ensiná-las sobre a importância do saneamento desde cedo, então as revistas de quadrinhos do desenhista podem ser instrumentos poderosos a serem usados nas escolas como fonte de leitura para milhões de alunos. Com mensagens claras e educativas sobre saneamento e meio ambiente é possível criar uma geração de adultos mais conscientes e fiscalizadores das necessidades sanitárias do país. “Eu quando criança via o pessoal “esburacando” a rua para colocar os canos na minha velha cidade de Mogi das Cruzes; e na ocasião, eu tive a primeira aula, que meu pai me deu, sobre o que era aquilo, o que significava, e que não teria mais esgoto a céu aberto, e que não iriam jogá-lo no ‘ribeirãozinho’ lá perto de casa, então daquele tempo pra cá, eu já estava informado, mas você sozinho não pode fazer nada; você tem que puxar gente, fazer uma equipe, ‘botar’ mais pessoas do seu lado para brigar por melhoria de vida, da saúde, realmente, tudo começa por aí. Em suma, tem a informação faltando, o pessoal tem que exigir, as famílias também, na escola, os professores têm que se engajar, então, tudo isso falta para que todos tenham consciência”, explica.
Convite especial
O desenhista recebeu o convite do governador de Mato Grosso PedroTaques para lançar gibis e álbuns sobre o Marechal Rondon, nascido em Mimoso (MT), que tem retratado sua obra no livro “O legendário Rondon l50 anos” do autor Hercules Góes.
Sobre Mauricio de Sousa
 
Mauricio de Sousa iniciou sua carreira como ilustrador na região de Mogi das Cruzes, próximo de Santa Isabel, onde nasceu. Aos 19 anos, mudou-se para São Paulo e, durante cinco anos, trabalhou no Jornal Folha da Manhã (atual Folha de São Paulo), escrevendo reportagens policiais. Em 1959 criou seu primeiro personagem, o cãozinho Bidu. A partir daí vieram, Cebolinha, Cascão, Mônica, e tantos outros. Em 1970, lançou a revista Mônica. Depois de passar pela Editora Abril e Editora Globo, assinou contrato com a multinacional italiana Panini. Cerca de 150 empresas nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase três mil itens, com os personagens de Mauricio de Sousa; suas criações chegam a cerca de 30 países.
Sobre Trata Brasil
 
O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, formado por empresas com interesse nos avanços do saneamento básico e na proteção dos recursos hídricos do país. Atua desde 2007 trabalhando para que o cidadão seja informado e reivindique a universalização do serviço mais básico, essencial para qualquer nação: o saneamento básico. Nosso trabalho é de conscientizar a sociedade para termos um Brasil mais justo, com todos tendo acesso à água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. Somos um país ainda muito desigual nessa infraestrutura, sobretudo nas regiões mais pobres.
Para dar mais legitimidade nas ações, o Instituto Trata Brasil desenvolve projetos em comunidades vulneráveis ao saneamento básico e onde a falta de água e o contato diário com os esgotos ao céu aberto fazem parte da realidade das famílias. Dentro do escopo de trabalho há três eixos de atuação: “Água e Cidadania pela Vida”; “Trata Brasil na Comunidade”; e “Apoio ao Saneamento Rural e em Áreas Isoladas”.
Além disso, o Trata Brasil trabalha em parceria com personalidades que emprestam sua imagem à causa do Saneamento (campeões olímpicos, juristas, atores e atrizes, promotores públicos, engenheiros e professores), bem como possui parceria com entidades ligadas às áreas de Engenharia e Arquitetura, de defesa à Saúde Infantil e Proteção à Criança, Meio Ambiente, Turismo, Direito Sanitário, entre outras. www.tratabrasil.org.br