A entrada é franca e o propósito é promover a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais criando referências nos segmentos de Turismo, Gastronomia e Sustentabilidade 

Guarujá, no litoral de SP, será o palco do II FT&G – Fórum de Turismo e Gastronomia, que acontece no dia 13 de maio, das 9h às 19h, no Delphin Hotel (Praia da Enseada) e tem como tema, nessa edição, a Sustentabilidade. A entrada é franca e o propósito é promover a adoção de conhecimentos, atitudes e práticas sociais criando referências nos segmentos de Turismo, Gastronomia e Sustentabilidade. Com sugestões inovadoras, a ideia é reunir gestores públicos, prefeitos, secretários e demais dirigentes municipais, pesquisadores, estudantes, empresários, associações e ONGs, entre outros interessados nos temas a serem discutidos no Fórum.

O Instituto Supereco estará participando do painel “Sustentabilidade e Políticas Públicas” por meio de sua fundadora Andrée de Ridder Vieira e de Juliano Hojah e Wagner Gonçalves representando o Projeto Tecendo as Águas, que tem patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, em palestra e estande. Andrée estará apresentando os seguintes temas: Desenvolvimento do Turismo com Base Conservacionista e Políticas Públicas – Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar e case de sucesso do Projeto Tecendo as Águas, abordando o Roteiro “Caminho das Águas – Ecoturismo, Turismo Pedagógico, Cultura e História – Litoral Norte de SP”, cujo lançamento oficial está previsto para junho.

 “O Fórum será a primeira apresentação para o grande público do Roteiro Caminho das Águas de São Sebastião, como um exemplo de boa prática para as cidades litorâneas do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar. Esperamos que possa inspirar outros municípios a adotá-lo como turismo sustentável, de renda e conservação” – ressalta Andrée.

 “O evento tem um tom provocativo. Queremos aglomerar pessoas da área governamental, bem como estudantes, comerciantes e outros interessados, e mostrar ações sustentáveis em turismo e gastronomia a fim de conseguir provar que alguma coisa tem que ser feita rapidamente. O tempo do planeta está se esgotando. Enquanto isso, a sustentabilidade caminha a passos lentos. Então temos que nos unir e nos esforçar para fazer alguma coisa logo. A ideia é, inclusive, tornar o Fórum itinerante levando-o para várias cidades do litoral de SP”, comenta Rubens Marcon, diretor do Grupo T&G, organizador do evento em parceria com o Instituto Supereco.

 Além dos painéis sobre Turismo, Gastronomia e Sustentabilidade, ao final, o evento abre espaço para falar da importância do esporte no cenário turístico mundial com participação do Museu do Pelé, Museu do Café e do Santos Futebol Clube. Um work lunch ao redor da piscina, onde também estarão tendas ambientadas com temas dos projetos apresentados durante o Fórum, é outra atração do evento e, nesse caso, a única paga pelos participantes.

Será uma grande oportunidade para troca de experiências, conhecer práticas bem-sucedidas de municípios e entidades com realidades comuns, além de debates e palestras temáticas relevantes. Ao final do Fórum haverá um coquetel de confraternização. Para assistir ao Fórum basta comparecer à Avenida Miguel Stéfano, 1.295, Praia da Enseada, sujeito à lotação máxima do auditório.

O Fórum tem especial apoio do Convention e Visitors Bureau de Santos e participação das prefeituras do Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Bertioga e São Sebastião, Ilha Bela, Peruíbe, Praia Grande, Itanhaém, Ilha Comprida, Cananeia, Iguape, Barretos e Guaratinguentá.

  Saiba mais acessando www.turismoegastronomia.com.br