Na conversa sobre sustentabilidade, seja para economizar na conta ou para ajudar o planeta, muitas vezes os afazeres domésticos são tidos como vilões. No entanto, com alguns cuidados básicos, é possível ajudar a trazer maior economia sem deixar de lado aquilo que é necessário para melhorar a qualidade de vida dentro da sua casa.

Entre as mudanças necessárias está o seu hábito ao lavar roupa. Para quem usa as lavadoras, pode ficar a sensação de que o gasto é maior, já que ela costuma encher para lavar, depois para enxaguar e, se nenhuma alteração for feita, a água é depois descartada. Porém, a sua lavadora pode ser uma grande aliada para ajudar na sua casa. Saiba como abaixo.

Escolhendo a lavadora

Entre os principais passos para conseguir mais economia em casa está já pensar no assunto desde o momento de adquirir um eletrodoméstico. Os modelos brasileiros para as máquinas de lavar roupas costumam variar entre 3 e 17 quilos, consumindo até 200 litros de água por ciclo. Antes de se decidir, é preciso pensar no uso: qual é o número de moradores da casa, qual é o volume de peças por semanas ou ainda a frequência que a máquina será usada.

O ideal para trazer mais economia é usá-la sempre cheia, pois nesse momento você utiliza o máximo da eficiência dela, já que com menos ela estará fazendo “mais”. Se a máquina tiver uma capacidade maior do que a família costuma produzir de roupa, será necessário acumular muitas peças para lavar tudo de uma só vez. Se isso não for feito, o desperdício será inevitável.

As máquinas de lavar roupas são consideradas uma alternativa mais econômica em relação ao trabalho manual de lavar peça por peça pois com o eletrodoméstico é possível lavar maiores quantidades por vez, gastando menos tempos e menos água. Uma lavagem no tanque de 15 minutos com a torneira aberta pode chegar a gastar 279 litros para cada 5 quilos de roupa, de acordo com uma pesquisa da Companhia de Saneamento Básico do Estado (Sabesp).

A melhor opção

Para as famílias com quatro ou mais pessoas, entre os vários modelos disponíveis no mercado, o mais indica é aquele com capacidade acima de 10 quilos.. Um dos fatores determinantes para se chegar a essa conclusão, no entanto, é a frequência do uso. Se a roupa for lavada cerca de 3 vezes por semana, uma lavadora entre 8 e 10 quilos pode atender perfeitamente às necessidades de uma família deste tamanho. Já se a família for maior ou se só lavar a roupa aos finais de semana, a capacidade terá de ser maior.

As grandes máquinas, que têm capacidade entre 14 e 17 quilos, são indicadas para famílias grandes. Esses modelos maiores também possuem capacidade para que toda a roupa de cama ou de banho seja lavada em um só ciclo, além de normalmente apresentarem funções extras, como água quente, que pode ajudar a remover algumas manchas mais difíceis.

Já os tipos mais compactos, entre 6 e 8 quilos, muitas vezes oferecem as mesmas funções de uma máquina grande, mas são mais indicadas para serem adquiridas por famílias pequenas, geralmente sem filhos, além de pessoas que morem sozinhas. Elas normalmente gastam em média de 61 a 144 litros, dependendo do modelo, e são ótimas opções para quem quer economizar até mesmo no preço do produto.

Reutilize

Além de tomar cuidado para não gastar mais do que o necessário, você pode planejar a sua casa para reutilizar a água da máquina de lavar para dar descargas no banheiro ou ainda lavar o quintal e as áreas comuns da casa. Caso não seja possível mexer na estrutura da casa para criar um sistema que recolha a água da máquina para uma caixa d’água que distribua para torneiras e vasos sanitários, você pode ainda armazenar em baldes com tampas para a água ser usada em outra situação do dia a dia.

É possível ainda fazer uma filtragem desta água com filtros simples e caseiros, pois assim ela será apropriada para regar as plantas ou até mesmo ser reutilizada para lavagem de mais peças.