A temporada de cruzeiros em Alagoas foi aberta no último dia 8 e promete ser uma boa fonte de arrecadação para o estado. A Associação Brasileira de Empresas Marítimas (Abremar) estima que serão injetados até R$ 6 milhões durante até março de 2016.

Com a chegada do transatlântico Costa Fascinosa, embarcação da Costa Cruzeiros, Maceió recebeu aproximadamente três mil passageiros. Durante a temporada de cruzeiro estima-se que o número de viajantes a passar pela cidade deve superar o expressivo número de 27 mil. De acordo com a Abremar, cada passageiro gasta em média R$200 durante sua permanência no destino.

Temporada de cruzeiros 2016

Ao todo serão realizados mais de 200 itinerários na temporada 2016. Até março do próximo ano mais de 26 cidades, sendo 15 brasileiras, receberam algum tipo de cruzeiro. A maioria dos itinerários tem previsão para zarpar dos portos de Santos ou do Rio de Janeiro. A partir daí os navios seguem para destinos como Maceió, Salvador, Natal, Ilhéus, Ilhabela, Búzios, Ilha Grande e Angra dos Reis.

Entre as empresas que oferecem rotas marítimas na próxima temporada está a gigante Royal Caribbean, sediada na Flórida, EUA. As principais embarcações que estarão no litoral brasileiro são Costa Fascinosa, Costa Pacifica, MSC Armonia, MSC Lirica, MSC Magnifica, MSC Poesia, MSC Splendida, PullmanturEmpress, PullmanturSovereign e RhapsodyoftheSeas.