Cuidados simples, como a instalação do interruptor DR (Diferencial Residual) e de dispositivos contra surtos (DPS), aliados às orientações da família, podem evitar acidentes mais graves e garantir a diversão

energia energia2
O período de férias escolares que está chegando pede maior atenção da família com as crianças, principalmente aquelas que acabam ficando mais tempo em frente aos games e computadores. É o momento dos pais redobrarem os cuidados com a instalação elétrica, a fim de evitar acidentes com choques elétricos.
Um cuidado importante é ensinar às crianças, principalmente as maiores, a retirar o equipamento da tomada puxando pelo corpo do plugue e nunca pelo cabo, pois isso pode danificar a extremidade do condutor e provocar um choque. Sobretudo nas tomadas que ainda possuem o modelo antigo, sem o terceiro pino que garante o isolamento elétrico, esse risco é um pouco maior do que nas tomadas que adotam o novo padrão.
Também é bom avisar às crianças que tomar choque não é brincadeira. Isso pode parecer óbvio para os pais, mas é comum os pequenos acharem divertido tomar um choque de baixa intensidade. E isso pode acontecer em casa, com um equipamento com falha de isolamento. Mas esta brincadeira é perigosa e, dependendo do caminho da corrente elétrica pelo corpo, pode levar à morte.
Oriente também para que não liguem muitos aparelhos na mesma tomada, evitando a sobrecarga. E mantenha os cabos organizados e fora do caminho para evitar tropeços e quedas das crianças e danos aos cabos e aparelhos.
Proteção total dos circuitos elétricos
A Tramontina Eletrik, fabricante de materiais elétricos com 40 anos de experiência, lembra que algumas medidas podem ser tomadas para evitar choques e acidentes em qualquer época do ano. Todos os circuitos elétricos, sejam de iluminação, tomadas ou outros equipamentos, devem ser protegidos contra choques elétricos. O uso do interruptor DR – popularmente conhecido por fazer desligar a energia elétrica -, e do DPS – Dispositivo de Proteção contra Surto, associados ao bom uso dos aparelhos, reduzem drasticamente a possibilidade de acidentes elétricos domésticos.
O interruptor DR desliga automaticamente na presença de fugas de correntes elétricas de pequena intensidade que um disjuntor comum não consegue detectar. Seu uso é obrigatório desde 2012 para proteção de todos os circuitos residenciais ou comerciais, sejam de tomadas ou iluminação, em particular em circuitos de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e áreas externas. Lançamento da Tramontina Eletrik, os dispositivos DR da marca possuem indicador de posição de contato, fácil fixação e remoção no trilho DIN, montagem e desmontagem do DR individualmente sem desconectar todo o barramento.
A marca oferece também dois modelos de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) para equipamentos de residências, escritórios e indústrias, que protegem aparelhos eletrônicos não apenas das descargas atmosféricas, mas também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia.
Perfil Tramontina Eletrik
Em 2016 a Tramontina Eletrik completa 40 anos de experiência no desenvolvimento e produção de uma ampla gama de produtos que traz segurança, qualidade e praticidade para instalações elétricas residenciais, comerciais e industriais. Sediada na cidade de Carlos Barbosa (RS), seu moderno parque fabril ocupa uma área construída de 40 mil m2, conta com 13 células de injeção de alumínio e 18 de injeção de plástico, e possui capacidade instalada para processar 4.800 toneladas/ano de alumínio e outras 3.000 toneladas/ano de plástico, estando apta a fabricar mais de 7 mil itens dentro dos mais altos padrões de qualidade e precisão, sempre com matérias-primas certificadas.
A estrutura do Grupo Tramontina, do qual faz parte, garante que seus produtos cheguem a todo o Brasil através de seus cinco Centros de Distribuição, localizados nas cidades de Carlos Barbosa, São Paulo, Salvador, Belém e Goiânia, e de cinco escritórios regionais de vendas, em Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife.
O ano de 2016 será marcante para a Tramontina Eletrik não somente pelas quatro décadas de atividades, mas também pela ampliação seu portfólio, com o lançamento de linhas de produtos em novos segmentos, como duchas, disjuntores e quadros de distribuição.