Com uma mostra competitiva brasileira formada apenas por longas inéditos, um quarteto de homenageados de peso e mais de 70 filmes em exibição, o Festival de Cinema de Gramado abre a sua 44ª edição na sexta-feira (26), um dia após a realização de uma visualização para a comunidade gramadense com a exibição dos filmes do projeto Educavídeo. A abertura, que começa às 17h, na Rua Coberta, conta com a presença de autoridades e a tradicional apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado. Já no Palácio dos Festivais, a partir das 19h, a festa do cinema brasileiro e latino dá seu pontapé inicial com uma homenagem aos 20 anos do festival Cine PE e a entrega do troféu Oscarito para Sonia Braga. O filme “Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho, que está fora da competição, abrirá a programação do evento.
O dublador Márcio Seixas, que deu voz a importantes personagens do cinema como o super-herói Batman e o espião James Bond, será a voz oficial do 44º Festival de Cinema de Gramado. São dele as locuções oficiais de todo o evento. Segundo o diretor artístico Edson Erdmann, “ele é a voz mais conhecida do Brasil”. Além de emprestar sua voz para Festival, Seixas também irá apresentar a palestra “Dublagem – vencendo o preconceito” no dia 28 de agosto, às 14h, na Sociedade Recreio Gramadense. A atividade é gratuita.
Nem só das mostras competitivas vive o Festival de Cinema de Gramado. Em sua 44ª edição, o evento oferece uma ampla programação de filmes em sessões ao longo de todo o dia no Palácio dos Festivais. A Mostra Gaúcha, de curtas-metragens produzidos no Rio Grande do Sul, exibirá, entre as tardes de sexta, sábado e domingo (26 a 28 de agosto), 24 filmes concorrentes ao Prêmio Assembleia Legislativa.
As produções regionais também serão destaque ao longo da semana. No domingo (28) pela manhã, haverá sessão especial de ‘Verdes Anos’, obra que será debatida, durante a tarde, pelos diretores Giba Assis Brasil e Carlos Gerbase durante o lançamento de um livro que resgata esse clássico gaúcho.
Entre a segunda e a sexta-feira (29 de agosto a 2 de setembro), diariamente um longa-metragem produzido no Rio Grande do Sul será exibido. Estão na programação ‘Epidemia de Cores’ (de Mario Eugenio Saretta), ‘Desvios’ (de Pedro Guindani), ‘O último poema’ (de Mirela Kruel), ‘Eu Não Vou Dizer Eu Te Amo’ (de Guto Bozzeti) e ‘Central’ (de Tatiana Sager e Renato Dornelles).
Na segunda (29) e na sexta-feira (02), a Sessão Sundance vai exibir filmes recentes que estiveram em competição no prestigiado festival norte-americano. A sessão da segunda-feira, com projeção de ‘Mammal’, dirigido por Rebecca Daly, terá um atrativo extra: a presença da atriz australiana Rachel Griffiths, protagonista do longa, que vai comentar a produção para o público presente. Na sexta, o filme será ‘The Fits’, de Anna Rose Holmer. (Artur Hugen, com informações da Agência Pauta).

Lembrando que os ingressos para as sessões noturnas e para as reprises dos filmes em competição custam R$ 30 (meia-entrada para estudantes e idosos) e R$ 100 (noite de premiação, valor único). Toda a programação restante tem entrada franca. Mais informações no site http://www.festivaldegramado.net