Capacitação traz inovações tecnológicas e tendências mundiais para eliminar os HCFCs em sistemas de água gelada e ar condicionado.

Por MARTA MORAES e PAULENIR CONSTÂNCIO

Começou nesta terça-feira (30/08), em Brasília, curso destinado à formação de técnicos especialistas que atuam em projeto, gerenciamento, operação e manutenção de sistemas de água gelada (chillers) em edifícios e indústrias. A capacitação faz parte das ações do Projeto Demonstrativo de Gerenciamento de Chillers, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), no âmbito do Programa Brasileiro de Eliminação dos HCFCs.
Os HCFCs são substâncias que agridem a camada de ozônio, responsável por proteger o Planeta da radiação ultravioleta, nociva à vida. A iniciativa mundial para a preservação desse escudo natural da atmosfera terrestre tem sido bem sucedida. O Brasil é referência mundial no setor e tem cumprido com rigor as metas estabelecidas pelos tratados internacionais. É destaque na evolução tecnológica do parque industrial para substituição da substância no setor produtivo e na destinação correta de produtos que no passado utilizavam o composto químico.
A gerente de Proteção da Camada de Ozônio do Ministério do Meio Ambiente, Magna Luduvice, abriu a etapa de Brasília, a primeira do curso, destacando a importância da iniciativa para o programa de eliminação de HCFCs. Para ela, capacitar os profissionais do setor é fundamental no gerenciamento dessas substâncias.
“Não basta deixar de usar, tem que evitar com que o HCFC já utilizado seja liberado na atmosfera contribuindo para redução da camada de ozônio, e para  o aquecimento global. É importante que os sistemas de água gelada utilizem chillers com menor carga de fluidos frigoríficos e sejam mais eficientes, consumindo menos energia”, ressaltou. O curso terá sua segunda edição em São Paulo, nos dias 05 e 06 de setembro.

Fonte: Ascom/ Ministério do Meio Ambiente