Será que sabemos certamente sobre a importância da água? A água é mostrada de forma abundante no planeta, mas apenas 0,01% dela é utilizável pelo homem. A água é o elemento mais importante para a defesa da vida. Todos os ecossistemas necessitam dela. E o que estamos fazendo?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 768 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada e a maior parte dessa fonte de benefício está contaminada e degradada pela ação predatória do homem. Muitos tem levantado a bandeira da sustentabilidade para discutir o destino da água. Como educar a nação?

Para Andreth Oliveira, professor, biólogo marinho com gestão ambiental, nenhuma água é potável é tratada sem passar por uma Estação de tratamento de água, mesmo que venham os mananciais livres de contaminantes.  “As ETAS acabam adicionando mais produtos químicos na água para alterar cor e odor, esses produtos como cloro, sulfato de alumínio e flúor são utilizados nas etapas de uma ETA”, explica. Com isso, é necessário que sejam utilizados esses produtos.

Em Brasília, nesta semana da água e florestas, muitos líderes empresariais e instituições ambientais ligadas ao Ministério do Meio Ambiente estão discutindo sobre Saneamento, crise hídrica, projetos ambientais ligados à agricultura. Isso reúne uma nova visão para todos os setores. Alguns projetos espalhados no Brasil já estão ganhando destaque no exterior com o apoio de Ongs e Instituições privadas. Pelo link do Meio Ambiente, dá para acompanhar todos os projetos.

Ainda para Andret, as instituições devem inicialmente preservar os mananciais através das recuperações das matas cilares. “ É preciso saneamento básico como coletas de lixo e redes de esgoto, destinando os resíduos para descartes me maneira correta e eficiente, preservando a mata que ainda resistem”, explica.

Aqui no Brasil, o biólogo explica também que precisamos urgentemente avançar na educação consciente. Ele cita que pagamos barato na água. “Pagamos barato, pois vivemos em um país rico em recursos hídricos. A falta de conscientização das pessoas unidas ao baixo custo, tornam a água um recurso esbanjado pela população. Diferente do que ocorreu com a tarifa da luz que teve um elevado aumento forçando as pessoas a economizarem, e no caso da água, o processo é inverso. Infelizmente a população só economiza com aquilo que mexe no bolso. Logo, o desperdício da água é descaso com os recursos hídricos que sofrem com a contaminação de lixo e esgoto”, falou.

Temos a água por aqui. Está chovendo em março. Será que podemos nos unir para nos reeducar o consumo? Olhar para a água com outros olhos: de valor. Precisamos dela para tudo!