Cinco destinos sul-americanos que se destacam pelo ecoturismo

Continente é repleto de paisagens naturais, incluindo desertos, geleiras e vulcões

Desertos, geleiras, vulcões, praias e vegetação nativa: a América do Sul é um continente que guarda consigo algumas das paisagens mais belas do mundo e, não à toa, o aumento das passagens aéreas para destinos da região foi significativo.

 

Como está muito associada a paisagens naturais, muitos turistas viajam pela América em busca de destinos associados com a ecologia. São desde parques nacionais até infraestruturas construídas para atrair visitantes internacionais pela exploração da natureza. A Revista Ecoturismo selecionou cinco deles:

 

Parque Nacional Tayrona (Colômbia)

Tayrona – Colombia – Crédito – Gobierno de Colombia

Banhado pelo mar do caribe e a cerca de 34 km de Santa Marta, o parque possui 12 mil hectares de vegetação nativa e intacta e 100 espécies de mamíferos. A reserva natural é cercada por belas praias de areia clara e pela Sierra Nevada de Santa Marta, mais alta cadeia montanhosa costeira do mundo, com 5.775 metros de altitude. Os vestígios arqueológicos do povo indígena Tayrona também estão presentes – e há até um pequeno mercado de produtos produzidos pelos índios. Com alguma sorte, é possível até encontrá-los nos caminhos entre as praias.

 

 

Vulcão Chimborazo (Equador)

O vulcão Chimborazo fica perto de Riobamba, a cerca de 180 km de Quito. É o pico mais alto do Equador, com 6.267 metros de altitude. A região é dominada pelo turismo de aventura e conta com a presença do Parque Nacional Sangay, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Em 2016, uma medição descobriu que o vulcão Chimborazo é o ponto mais distante do centro da Terra.

 

Estación Biológica Tres Gigantes (Paraguai)

Tres Gigantes – Paraguai – Crédito – Parques Nacionales del Paraguay

Um dos recentes destinos ecológicos da América, e por isso mesmo pouco explorado, o parque Tres Gigantes, quase na fronteira com o Brasil, é uma continuidade do Pantanal. Habitat de diversas espécies de aves e peixes, ela tem como diferencial a inundação provocada por uma depressão natural, fenômeno semelhante ao que resultou nos Andes. É considerada a maior área úmida do mundo, com rios, lagos, savanas, bosques alagados e afluentes do imenso Rio Paraguay.

 

O jornalista e pesquisador paraguaio Sebastían Peña é um dos entusiastas do local. Em sua página na internet, ele escreveu que a estação biológica tem uma “importância global” por sua fauna e pela investigação de espécies animais. As excursões para o parque começaram a ser organizadas há três anos, saindo geralmente da capital Assunção.

 

Perito Moreno (Argentina)

Glacier Perito Moreno, spring flowers, Patagonia Argentina, El Calafate

Além de reservas naturais, praias e vulcões, a América também é um continente de geleiras. Perito Moreno, na Argentina, é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo. A geleira tem 5 km de largura e 60 metros de altura e fica no Parque Nacional Los Glaciares, na Patagônia argentina. O parque reúne mais de 360 geleiras e ganhou o título de Patrimônio Mundial da Unesco, em 1981. O acesso geralmente é feito pelas cidades de Bariloche e Ushuaya, na Argentina, que possuem voos saindo de Buenos Aires.

 

Salar de Uyuni (Bolívia)

Old 4×4 in the Salar de Uyuni, Bolivia

Esse é o maior deserto de sal do mundo. Tem 12 mil metros quadrados de extensão e exibe uma beleza natural composta por formações rochosas, camadas de sal, lagoas e águas incrivelmente transparentes.

 

A mistura de água e sal cria um cenário especial e transforma a viagem dos turistas em uma experiência única e inesquecível. O local fica situado próximo à cidade de Potosí, a 600 km da capital da Bolívia, La Paz. O trajeto mais recomendado é pegar um avião partindo da capital boliviana até Salar de Uyuni.

 

 

 

Ilha de Chiloé (Chile)

Houses on stilts in Castro city, Chiloe Island, Patagonia, Chile

Esse destino ainda é pouco explorado pelos turistas. O arquipélago tem um ar rústico e se destaca pela beleza natural e pela enorme variedade de aves. É composto por 30 ilhas localizadas no norte da Patagônia e no sul da região dos lagos. O cenário paradisíaco foi, inclusive, palco da série “Os Dias Eram Assim”, da Rede Globo.