O interior do Brasil traz a essência do povo brasileiro. Um dos exemplos é Mato Grosso do Sul, um Estado novo que fica no coração do país, de gente hospitaleira, belezas naturais indescritíveis, além do imenso potencial a ser explorado. De norte a sul, leste a oeste é um lugar que fascina.

O Pantanal, maior planície alagável do planeta, é o principal destino para observação da vida selvagem na América do Sul. O lugar típico para hospedagem são os hotéis-fazenda, onde o turista pode observar a natureza e ainda tem a chance de conhecer o modo de vida rural do homem pantaneiro e desfrutar de sua tradicional hospitalidade. Cavalgadas, passeios de barco, focagem noturna e observação de pássaros são algumas das atrações deste espetáculo, que vai contar a partir do ano que vem com a volta do Trem do Pantanal.

Premiado sete vezes consecutivas como o melhor destino de ecoturismo do Brasil – escolha do leitor da Revista Viagem e Turismo – Bonito, localizado na região turística “Bonito-Serra da Bodoquena”, é um lugar que o próprio nome descreve o que o turista vai encontrar. Grutas de belezas fascinantes, nascentes e rios de águas cristalinas para mergulho em meio a peixes e vegetação aquática, aquários naturais, cachoeiras e corredeiras para esportes de aventura, trilhas ecológicas, fauna e flora que fazem qualquer um ficar apaixonado pela natureza. Na verdade não é bonito. É lindo.
Outro destaque da região é o município de Jardim, que conta com o Recanto Ecológico Rio da Prata. O passeio foi considerado, pelo segundo ano consecutivo, a melhor atração turística do Brasil – escolha do leitor do Guia Quatro Rodas 2009.

Mato Grosso do Sul é bom para férias, descanso, cultura, esportes e aventura. Excelente para negócios e eventos. Propício para estudos científicos, para contemplação e investimentos e para o turismo. Mato Grosso do Sul é o Estado de todos os destinos.
Mais informações sobre o turismo de Mato Grosso do Sul você encontra no site da Fundação de Turismo MS (www.turismo.ms.gov.br), ou pelo 0800 6476050.

Trem do Pantanal é lançado na ABAV 2009
Já está marcada a viagem inaugural do Trem do Pantanal, que percorrerá o trecho entre as cidades de Campo Grande e Miranda, no estado do Mato Grosso do Sul, para 8 de maio de 2009. Mas, antes da estréia nos trilhos, o projeto será lançado durante a Feira das Américas / ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagens), que acontecerá entre os dias 22 e 24 de outubro de 2008, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).

O lançamento está marcado para as 17 horas do dia 23, no estande de Mato Grosso do Sul e contará com a presença do governador do Estado, dos cantores Almir Sater, Gabriel Sater, e dos compositores da música “Trem do Pantanal”, Geraldo Rocca e Paulinho Simões. Durante o evento haverá degustação de comidas típicas, como caldo de piranha, chipa e paçoca de carne. Outra novidade é o próprio estande, que foi montado com o tema “Trem do Pantanal” e mostra uma estação, um vagão e imagens da fauna e a flora pantaneiras. A operação do passeio é uma parceria entre a Serra Verde Express e o Governo do Estado do Mato Grosso do Sul.

Próximos eventos em Mato Grosso do Sul

• FEIRATUR 2008
O maior evento do turismo rural brasileiro acontece nos dias 20, 21 e 22 de novembro em Campo Grande (MS). As principais empresas e os maiores especialistas no assunto participarão da 5ª Feira Nacional do Turismo Rural (Feiratur 2008), que será realizada no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo (www.feiratur.tur.br)

• Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo
O Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo reunirá os principais profissionais do segmento para debater as tendências e os desafios do ecoturismo no Brasil. O foco do evento, que acontece de 07 a 10 de dezembro de 2008 em Bonito (MS), é o desenvolvimento do marketing e a comercialização de destinos, produtos e serviços de ecoturismo. Os desafios para a comercialização do ecoturismo.

Revista Ecoturismo