O planejamento de uma viagem à Nova Iorque pode ser feito em duas partes: primeiro conhecer os bairros da cidade, e depois, desfrutar de cada ponto turístico do local. Conheça as principais atrações deste destino inusitado e não deixe de conferir de perto cada uma delas.

Estátua da Liberdade – poucos locais em Nova Iorque são tão inspiradores como esse. Há um século, a Lady Liberty (Srta. Liberdade) segurava a sua tocha para dar as boas vindas aos imigrantes à América. Hoje, pode-se subir os 354 degraus para olhar através da sua coroa e observar as costas de Nova Iorque  e Nova Jersey.

Times Square – os nova-iorquinos chamam esta convergência da Broadway com a 42nd Street de “Esquina do mundo”. É um dos locais mais famosos do planeta. Milhões de pessoas vêem esse lugar pela televisão na celebração do Ano Novo. Alguns dizem que é o melhor lugar de Nova Iorque para observar pessoas. À noite, os luminosos acessos no Time Square fazem um incrível show de luzes.

Empire State Building – construído em 1931, este arranha-céu foi o mais alto do mundo por meio século. É possível ter uma excelente vista da cidade do deck de observação no topo do prédio.

Central Park – quem pensaria que uma cidade cheia de pessoas, tráfego e arranha-céus pudesse oferecer aos visitantes um ambiente natural como esse? O parque está cheio de áreas gramadas, árvores, cursos d’água e pontes de pedra. A melhor parte é tomar um banho de sol no Sheep’s Meadow, passear pelo Shakespeare Garden, jogar softbol no Great Lawn ou subir na Summit Rock, o ponto mais alto do parque. Pagando uma taxa, você pode visitar o zoológico do parque, alugar um barquinho ou dar uma volta de carruagem.

Metropolitan Museum of Art – se for para escolher somente um museu para visitar, o Met, como é conhecido, deve ser o escolhido. Ele tem mais de dois milhões de obras de arte que vão desde obras egípcias, passando pela arte medieval até a arte do século XX.
Nações Unidas – são 188 bandeiras tremulando no alto da 1st Avenue, em frente ao quartel general dessa organização internacional. As visitas guiadas conduzem através do Security Council e do General Assembly Halls.

New York Stock Exchange – aqui pode-se ver fortunas sendo feitas ou perdidas. Da área dos visitantes, pode-se observar a bolsa de valores mais movimentada do mundo, conferir o preço das ações e ouvir o famoso sino de encerramento do pregão.

Grand Central Terminal – algumas vezes erroneamente chamado de Grand Central Station, esse não é um simples terminal. O Grand Central Terminal é usado por mais de 150 mil pessoas a cada dia. Foi reformado nos anos 90 e é uma atração imperdível, que oferece uma variedade de restaurantes, lojas e uma grande oportunidade de observar as pessoas.

Jardim Botânico de Nova Iorque – localizado no Bronx, o jardim tem mais de 12 mil tipos de plantas do mundo inteiro.

Zoológico do Bronx – embora seja fora de Manhattan, vale a pena ver o maior zoológico urbano dos EUA. O zoológico tem mais de 7 mil espécies de animais em exibições como a Congo Gorilla Forest e o Jungle World.

Museu de História Natural – neste museu é possível conhecer a famosa ala dos dinossauros, o planetário tecnologicamente mais avançado do mundo e o maior modelo de baleia azul existente.

Federal Reserve Bank – localizado no distrito financeiro. No local pode-se conferir os US$ 100 bilhões em ouro nos cofres subterrâneos do banco.

New York Public Library – os grandes leões sentados na entrada deste prédio convidam os visitantes a olhar com admiração para essa enorme estrutura. Dentro do prédio, a emoção é a mesma. Atrás da biblioteca fica o Bryant Park.

New York Transit Museum – no local, a maioria das exibições é interativa e existe uma loja de presentes com objetos inspirados no metrô.

Trinity Church – mesmo que a Catedral de St. Patrick seja mais popular, as torres da Trinity Church são igualmente impressionantes. No cemitério do século XVII, é possível conferir o túmulo de Alexander Hamilton, o primeiro tesoureiro do governo americano.
Intrepid Sea-Air-Space Museum – esta atração atrai ao amantes da história militar, sendo que é possível ver o Intrepid, navio da marinha que foi usado na Segunda Guerra Mundial e na Guerra do Vietnã.

Revista Ecoturismo