Williamsburg fica no bairro do Brooklyn. Não tem o ritmo frenético de Manhattan, mas guarda uma próspera comunidade artística e alguns dos melhores restaurantes e lojas de Nova Iorque. As antigas ruas mostram parte da história local e conquistam os visitantes com as várias opções de compras, entretenimento e gastronomia.

Para chegar ao local é fácil: as linhas J, M ou Z do metrô chegam a Williamsburg, mas a sugestão é pegar a linha L, parar na estação Lorimer Street e fazer uma pequena caminhada para conhecer o mais novo hotel da região, com apenas 54 quartos, o Le Jolie. Dezesseis dos quartos oferecem uma estonteante vista para Manhattan e o hóspede escolhe cama King, Queen size ou simples, de solteiro. O hotel oferece TV de 42 polegadas, lojinhas que funcionam 24 horas e café-da-manhã incluso. Trata-se de uma escolha econômica, com hospedagem por menos de USD 200 – valor raro de se encontrar em Nova Iorque (Meeker Avenue, 235 – www.hotellejolie.com).

Por perto, está o confortável e aconchegante Roebling Tea Room, que oferece café, drinques e excelente comida. Localizado na Roebling Street, 143 logo na entrada da Metropolitan Avenue (www.roeblingtearoom.com).

No mesmo prédio do Roebling Tea Room, o turista encontra o Boundless Studio, mistura de “mídia, música e moda”. Acessórios, calçados, roupas alternativas, chapéus e tops;  enfim,  uma boutique em grande estilo, perfeita para compras inusitadas (www.boundlessny.com)

Descendo a Metropolitan Avenue, a vista para Manhattan enche os olhos e logo se chega Bedford Avenue, com charmosas boutiques, cafeterias, lojas de vinho e restaurantes.
A nova cafeteria de Blackbird Parlour abriu recentemente na 197 Bedford Avenue com a Nortj 6th Street. O cardápio inclui cafés, chás, sobremesas, além de uma grande variedade de sanduíches.

Não muito longe, a Pema New York, na Bedford Avenue 225, loja de acessórios e roupas masculinas e femininas desenhadas por Migmar Tsering. Selecionadas coleções bijouterias, acessórios em couro e sapatos também fazem parte das atrações da loja. (www.pemany.com).

A Bedford Cheese Shop, logo em frente, fica na Bedford Avenue 229 com a North 4th Street. Queijos do mundo inteiro, vários tipos de sal, inclusive, além do famoso New York State maple syrup. A estilosa loja oferece, além de sanduíche, caprichados “pratos do dia” (www.bedfordcheeseshop.com).

Para quem deseja conhecer o coração de Williamsburg,  adica é aproveitar as excursões ao sábados no Brooklyn Brewery, na North 79 com a 11th Street. Não é necessário fazer reservas. Toda sexta, das 18h às 23h, o local  fica cheio para o happy-hour (www.brooklynbrewery.com).

A melhor cerveja está no Mugs Ale House, na Bedford 125, famoso hot spot da região e considerado uma das melhores opções de Nova York (www.mugsalehouse.com).
Para um bom vinho, nada como conhecer o D.O.C. Wine Bar, na 83 North com a 7th Street. Rústico, com um toque sardenho, apresenta várias opções de queijos, vinhos e panines (www.docwinebar.com)
Na Bedford 331 o PT Restaurant, um legítimo italiano com influência japonesa. Jantar típico, ambiente rústico e, durante os meses de calor, concorridas mesinhas nos jardins (www.ptbrooklyn.com).

Modernidade e deliciosas opções gastronômicas estão no Diner, localizado no lado sul de Williamsburg, na Broadway 85, uma quadra da ponte de Williamsburg. O local serve almoço, jantar, brunch e funciona como barzinho (www.dinernyc.com).

My Moon, construção mediterrânea – linda por dentro e por fora – conquistou os nova-iorquinos poucos meses depois da inauguração. Localizado na North 184 com a 10th Street, entre a Bedford e Driggs, o romântico restaurante é citado como o melhor lugar em Williamsburg para o “primeiro encontro” (www.mymoonnyc.com).

E, finalizando, o  Peter Luger Steakhouse combina tradição e ótimas refeições. Serve os melhores steaks desde 1887, na Broadway 178. (www.peterluger.com). Mais informações sobre a cidade de Nova Iorque no site www.nycvisit.com.

Revista Ecoturismo