Nova Iorque terá uma belíssima novidade a partir de julho. O NYC Waterfalls promete mudar a paisagem urbana de Nova Iorque de julho até outubro deste ano. O projeto consiste em quatro monumentais quedas d’água desenhadas pelo artista dinamarquês Olafour Eliasson. Duas delas serão instaladas no Brooklyn (uma ancorada na ponte do Brooklyn e outra entre os piers 4 e 5); uma em Lower Manhattan, no Pier 35; e a última  no lado norte da Governors Island.

As obras terão entre 27 e 37 metros de altura e foram projetadas de forma a não alterar a qualidade da água e proteger a vida aquática local. As instalações vão funcionar todos os dias, das 07 às 22 horas, e serão iluminadas após o pôr-do-sol.  A verba para o projeto foi levantada pelo Public Art Fund, com apoio da iniciativa privada. A Corporação de Desenvolvimento Econômico estima que o retorno para a economia da cidade será de cerca de US$ 55 milhões.

As peças inspiradas na natureza foram criadas para se integrar à paisagem urbana do New York Harbor, o coração da cidade, local que durante séculos serviu como porta de entrada para a “América”, alavancando o crescimento de Nova Iorque.

Olafour Eliasson
Considerado um dos mais influentes artistas de sua geração, Olafour Eliasson busca inspiração em elementos naturais como luz, vento, fogo e água e deseja que suas esculturas e instalações ofereçam experiências sensoriais ao público. Ele é conhecido pelo projeto The Weather (2003) – Tate Modern, Londres, que consiste em um “Sol” gigante, feito com 200 lâmpadas amarelas e espelhos. Cerca de 2 milhões de pessoas visitaram a obra durante os cinco meses de exposição.

Eliasson é consultor da Royal Danish Academy of Fine Arts, em Copenhagen e divide seu tempo entre a família e o estúdio em Berlim, um verdadeiro laboratório com uma equipe de 30 profissionais, entre arquitetos, engenheiros, artesãos e assistentes. Eles trabalham juntos para planejar, construir e testar as instalações, esculturas e projetos do artista. Uma retrospectiva de sua carreira foi apresentada este ano no Museu de Arte Moderna de São Francisco e no Museu de Arte Contemporânea de Nova Iorque.

Public Art Fund

O Public Art Fund foi criado em 1977 e apóia mais de 500 artistas  – famosos ou desconhecidos – para produzir exposições que inovem Nova Iorque.  Leva arte para fora dos espaços convencionais (como museus e galerias), promovendo um encontro único e surpreendente entre o público e a obra de arte. Caracteriza-se por ser uma organização sem fins lucrativos,  sustentada por meio de contribuições de diversas fundações, corporações e de muitos cidadãos, além do apoio do National Endowment for the Arts, New York State Council on the Arts, State Agency e New York City Department of Cultural Affairs. Mais informações sobre a cidade de Nova Iorque no site www.nycvisit.com.

Revista Ecoturismo